UCRÂNIA: “Estamos prontos a acolher pessoas nas igrejas e a dar-lhes comida e água”, diz Arcebispo de Lviv à Fundação AIS

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 24 Fevereiro, 2022

De passagem pela sede internacional da Fundação AIS, em Königstein, na Alemanha, o Arcebispo Metropolitano Católico Latino de Lviv reafirmou o compromisso da Igreja ucraniana numa solução diplomática para o conflito com a Rússia, mas disse que se estão a preparar condições para o acolhimento de pessoas caso se venha a verificar uma vaga de deslocados.

“Estamos prontos a acolher pessoas nas nossas igrejas e a fornecer-lhes comida e água”, explicou D. Mieczyslaw Mokrzycki, acrescentando que estão a ser organizados, inclusivamente, “cursos de primeiros socorros para padres, religiosos e leigos, para que, numa emergência, possam cuidar dos feridos”.

Com uma enorme incerteza sobre a evolução dos acontecimentos, não é de excluir, de facto, que possa vir a ocorrer uma profunda crise humanitária com populações em fuga perante a eventual escalada de conflito militar após ataque a várias cidades ucranianas por forças russas nas últimas horas.

O Arcebispo Mokrzycki refere que alguns refugiados ucranianos já chegaram à zona oeste do país, e que a Igreja “já alugou algumas casas vazias que lhes proporcionarão alojamento”.

Compromisso da Igreja ucraniana numa solução diplomática para o conflito com a Rússia.

Durante a visita, o prelado considerou que não se deve nunca desistir da paz e que a guerra não é solução. “A guerra não traz quaisquer soluções, apenas destruição, sofrimento e discórdia”, disse o Arcebispo Mokrzycki à Fundação AIS.

Durante a visita à sede internacional da Ajuda à Igreja que Sofre, o prelado mostrou-se profundamente comovido com o nível de solidariedade internacional que se tem vindo a verificar para com a Ucrânia. “Estamos muito gratos a toda a Igreja universal e especialmente ao Papa Francisco, que lançou um apelo mundial à oração pela Ucrânia”, disse o Arcebispo Metropolitano Católico Latino de Lviv. “Gostaria de repetir este apelo: Continuem com esta oração. Continuem a rezar até que a paz definitiva chegue”, acrescentou.

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES