CAMPANHAS

AJUDA DE EMERGÊNCIA PARA A UCRÂNIA

O que ninguém queria que acontecesse, aconteceu. A Rússia declarou guerra à Ucrânia. Parte-se-nos o coração pensar nos milhares de pessoas inocentes que estão a sofrer com este absurdo. Perante este horror, a Igreja pede-nos ajuda! A Igreja na Ucrânia reafirmou o compromisso em continuar ao lado do seu povo, apoiando-o e socorrendo-o.

A guerra na Ucrânia começou na madrugada de 24 de Fevereiro, uma data que ficará para sempre registada na memória dos acontecimentos indignos. Dias antes de a invasão das tropas russas ter começado, a Fundação AIS fez uma videoconferência sobre a situação muito problemática que já se estava a viver. E um dos convidados foi o Arcebispo da Igreja Católica Grega Ucraniana. As palavras de D. Sviatoslav Shevchuk são um refúgio neste tempo de tragédia no centro da Europa. Disse ele que, independentemente da evolução dos acontecimentos, a Igreja iria continuar sempre junto do povo.
UCRÂNIA: A Igreja na linha da frente no apoio às vítimas da guerra
O que ninguém queria que acontecesse, aconteceu.
© Fundação AIS | Refeições quentes para os deslocados em Zaporizhya, distribuídas pelos Irmãos Albertinos

Ele não podia adivinhar, quando falou com a Fundação AIS, que a invasão já estaria decidida, mas sabia que, se a guerra chegasse, como chegou, qual iria ser a resposta de padres e de irmãs, qual iria ser a resposta da Igreja perante a tragédia que se pronunciava. Ele falou especialmente das regiões de Donetsk e Luhansk, dos territórios ocupados desde 2014, situação que, de alguma forma, foi o rastilho que justificou a invasão. “Tenho de dizer que os padres que estão lá com o nosso povo são os heróis do nosso tempo. Tenho de dizer isso! E vai continuar a ser assim mesmo que, e esperemos que Deus o não permita, venha a acontecer uma nova ocupação. Nós vamos ficar com o nosso povo. Não vamos fugir. Tal como ficámos na Crimeia ocupada, em Donetsk e em Luhansk. Vamos ficar com o nosso povo…”

A Igreja na Ucrânia reafirmou o compromisso que os seus padres e religiosas estão ao lado do seu povo, apoiando, socorrendo, servindo…

“Estamos prontos a acolher as pessoas nas igrejas, a dar-lhes comida e água. Organizámos cursos de primeiros socorros para sacerdotes, religiosos e leigos para cuidar dos feridos em caso de necessidade.”

D. Mieczyslaw Mokrzycki, Arcebispo de Lviv

Como não podia deixar de ser, a Fundação AIS vai continuar a ajudar a Igreja da Ucrânia.

Por isso, já aprovou uma de imeadiato uma primeira ajuda de emergência imediata de 1 milhão de euros para apoiar os 4.879 padres e 1.350 religiosas que aí vivem e apoiam o seu povo que sofre. Actualmente já enviou 1.4 milhão de euros.

Com a sua ajuda, responderemos às necessidades dos deslocados e proporcionaremos ajuda humanitária básica, como alimentos e assistência médica.

A Ucrânia precisa de si! Pode contar consigo?

Com a sua ajuda, proporcionaremos ajuda humanitária, como fornecendo alimentos, assistência médica e abrigo através de mais de 6.000 sacerdotes e religiosas que permaneceram na Ucrânia, que respondem diariamente às necessidades dos milhares de deslocados que chegam até eles, acolhendo-os, alimentando-os, tratando dos feridos e continuando a administrar os sacramentos. Algumas pessoas foram confessar-se pela primeira vez, para estarem preparadas para a morte. Muitos foram batizados e fizeram a Primeira Comunhão antes de ir para a guerra. A Igreja não os abandona.

As nossas orações estão com o povo da Ucrânia. A Fundação AIS apoia a Igreja na Ucrânia há mais de 40 anos. Com a sua ajuda não a abandonaremos e continuaremos a apoiar  e a rezar pelo bem-estar espiritual e psicológico de todos os afectados pela loucura desta guerra.

© Fundação AIS | Uma religiosa leva ajuda de subsistência a uma senhora doente e de idade avançada, em Kharkiv. A Igreja está na linha da frente e empenhada em levar ajuda a todos os mais necessitados.

Todos os dias chegam novos relatos, novas histórias de padres e irmãs que, com a invasão da Ucrânia, se transformaram em verdadeiros soldados da paz, ajudando as populações, cuidando dos mais frágeis, convertendo igrejas e conventos em ‘bunkers’ que acolhem e protegem as pessoas das bombas, da morte. Eles são os novos heróis de uma Igreja que nunca deixou de estar presente nos momentos mais difíceis da história ucraniana.

UM ‘BUNKER’ NO CONVENTO

E ficaram. Os padres, as irmãs, os monges. Todos ficaram. E a Fundação AIS, que está profundamente ligada à vida da Igreja na Ucrânia há mais de quarenta anos, tem recebido inúmeros testemunhos dessa presença na linha da frente, no meio de ruas que se transformaram em campos de batalha, em Igrejas e conventos que abriram as suas portas para acolher as populações em fuga, os que precisam de abrigo, especialmente idosos, mulheres e crianças, pois os homens foram mobilizados para a guerra, para os combates. É o caso do padre Pauline Roman Laba. Ele está em Browary, um subúrbio da capital, Kiev.

Laba assistiu aos primeiros ataques com mísseis à capital ucraniana e transformou a cave da igreja num improvisado ‘bunker’. Quando falou para a Fundação AIS, estavam lá cerca de oitenta pessoas. “Hoje acordei às cinco da manhã com um ataque de mísseis. Durante os primeiros ataques à nossa localidade, sete pessoas morreram e cerca de 17 ficaram feridas. Durante o dia ouvi ataques aéreos à cidade aí umas sete vezes… Muitas pessoas de Browary abandonaram as suas casas e partiram para a zona oeste do país.”

“REZEM PELA UCRÂNIA…”