banner orfanato

CAMPANHAS

UCRÂNIA: Dias de medo no orfanato

Um povo que carrega a sua cruz

Por ali, ninguém tinha alguma vez na vida ouvido o som assustador das bombas. O silvo que elas fazem ao cair, o estrondo da explosão. Mete medo. As crianças do orfanato de Vorzel, uma cidade a cerca de 30 km de Kiev, a capital ucraniana, estavam aterrorizadas. Toda a gente estava aterrorizada.

A princípio, ninguém acreditava que a Rússia fosse mesmo concretizar a ameaça da invasão da Ucrânia. Parecia inverosímil que isso acontecesse em plena Europa, em pleno séc. XXI. Por aqueles dias, em Fevereiro de 2022, pouco antes de se escutarem os primeiros tiros, era indisfarçável a inquietação nas pessoas. Mesmo que não se falasse disso, não se pensava noutra coisa. “Alguns dias antes da guerra começar, ao regressar da escola, as crianças perguntaram-me: ‘É verdade que a Rússia nos quer atacar?’ Eu disse-lhes que não era possível, porque não tinham motivos para nos matar. Afinal de contas, não fizemos nada de mal…” A Irmã Karmela, das Irmãzinhas do Imaculado Coração de Maria, deve ter feito um grande esforço por manter a calma, por manter a serenidade enquanto respondia às suas crianças.

Mas, na verdade, o que todos temiam aconteceu mesmo. Foi no dia 24 de Fevereiro de 2022. Uma data que a história não esquecerá. A invasão da Ucrânia começou e os soldados russos chegaram mesmo a Vorzel.

Estamos empenhados em continuar a nossa ajuda.

PODEM CONTAR CONSIGO?

Vorzel é uma cidade pequena, rural, situada nas imediações de Kiev. Por lá, além do orfanato das Irmãzinhas do Imaculado Coração de Maria, existe também um seminário. Muitas casas foram assaltadas. O orfanato não escapou aos soldados, mas foi no seminário, por ser um edifício maior, que houve mais destruição.

Por ali, nem a imagem de Nossa Senhora de Fátima, tão querida dos jovens estudantes, foi poupada. E o que havia para roubar foi levado. Tudo foi saqueado como se de um troféu de guerra se tratasse. Nada escapou.

Quando se escutaram as primeiras explosões, sinal de que as tropas russas estavam já nas imediações de Kiev, a capital ucraniana, as irmãs pegaram nos seus jovens e levaram-nos para a cave. Era o melhor que podiam fazer para os abrigar. Era o único sítio onde podiam esconder-se das bombas. Nesse momento, a sensação de impotência deve ter sido enorme.

A Irmã Karmela conta à Fundação AIS como tudo aconteceu. “Foram momentos aterradores. Fomos para a cave, mas não sabíamos mesmo o que fazer, por isso, sentámo-nos lá com eles e rezámos.” Mas não podiam ficar ali por muito mais tempo. Era mesmo preciso deixar a casa e partir. Os bombardeamentos estavam a intensificar-se e ninguém conseguia estar seguro em lugar algum. “O Pe. Ruslan telefonou-nos e disse que tínhamos uma hora para pegar nas coisas mais importantes e que nos viria buscar…” O Pe. Ruslan Mykhalkiv é o reitor do seminário católico de Vorzel, situado ali perto, e que foi atacado e saqueado por soldados russos.

Foi a 12 de Abril de 2022. Era preciso sair dali e depressa. O reitor levou consigo os seminaristas, passou pelo orfanato, e levou também as religiosas e as crianças que lá estavam.

A presença dos soldados russos foi curta na região, mas brutal. A cidade de Bucha, situada também na zona de Kiev, foi palco de um verdadeiro massacre, calculando-se que mais de três centenas de pessoas tenham sido torturadas, mutiladas e mortas. Saíram os soldados, regressaram as pessoas.

A Irmã Karmela e os seus rapazes e raparigas puderam voltar a casa. Que também tinha sido assaltada. Desde então, muita coisa mudou em Vorzel, no lar que as irmãs abriram para acolher crianças e jovens órfãos. Mudou essencialmente a forma de ver a vida, de olhar o tempo, de perceber a importância relativa das coisas. No lar de Vorzel as crianças estão no centro de tudo. É para elas, é por elas que as Irmãs se lançaram nesta aventura de amor.

Estas crianças e jovens tinham vários problemas, psicológicos, mentais. “A nossa casa é, acima de tudo, a família. Podemos sempre voltar lá. É onde a nossa família está à espera, onde somos amados e aceites. Durante este tempo, aprendemos a não planear nada. Fizemos planos de curto prazo e, quando resultou, agradecemos a Deus”, conta-nos a irmã.

Quero agradecer-vos por nos terem ajudado a comprar os bens mais essenciais para a nossa casa. De coração sincero, muito obrigada!”

Irmã Karmela

Esta casa transformou-se no verdadeiro lar para estes jovens e crianças, rapazes e raparigas adoptados pelas irmãs. O orfanato de Vorzel das Irmãzinhas do Imaculado Coração de Maria é apoiado pela Fundação AIS. Uma ajuda que a Irmã Karmela não se cansa de agradecer.

A Igreja, um lugar de misericórdia

Centenas de religiosos e sacerdotes continuam a servir os mais pobres e abandonados na Ucrânia. A guerra não acaba… mas a caridade da Igreja também não tem fim. Ajudem-nos. Não os esqueçam.

Ajude os religiosos que acolhem os desalojados

Podem apoiar os padres e as congregações que acolhem famílias, apoiando projectos como estes:

Apoio à subsistência de 18 irmãs beneditinas em Zhytomyr e Lviv: 9.000€

Apoio à subsistência de 140 religiosas em Kiev-Zhytomyr, ao serviço de crianças e jovens órfãos: 70.000€

Ajudar as religiosas a serem refúgio e esperança para as pessoas deslocadas

Descarregue o Boletim especial Ucrânia.

Oração pela Ucrânia

Deus Todo-Poderoso, Pai de todos:

Unidos como irmãos, pedimos-Te hoje pela paz na Ucrânia, que sofre com a barbárie da guerra.

Ilumina aqueles que têm o poder de pôr termo a esta violência, acima dos seus interesses partidários.

Tem piedade dos mais indefesos, de tantas vidas humanas inocentes.

Que os mais vulneráveis sintam o Teu abraço através dos padres, religiosos e leigos que formam a Igreja na Ucrânia.

Dá-lhes a força e a graça de serem consolação e esperança nestes tempos de tanta irracionalidade e sofrimento.

Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Rainha da Paz, intercede pela Ucrânia, pela Europa e pelo mundo inteiro. Ámen.