O convento da Sagrada Família em Hoshiv, no Oeste da Ucrânia, abriga hoje 76 refugiados das regiões destruídas pela guerra. As irmãs conseguiram acolher estes refugiados em praticamente todos os cantos livres do seu convento, onde hoje vão recuperando do trauma que foram forçados a suportar.

Por enquanto, o apoio psicológico é a maior preocupação das irmãs que os escutam e oferecem apoio espiritual e também – caso peçam – lhes falam da fé e dão catequese. Os refugiados também podem ajudar na cozinha e na casa, o que lhes dá uma rotina organizada para o dia, distraindo-os das preocupações e proporcionando actividades significativas às quais se podem dedicar. Este tipo de regresso a um certo grau de normalidade é muitas vezes um caminho eficaz para a cura interior.

A Irmã Yefrosynia, superiora geral da congregação, escreve: “Poderíamos, de facto, acolher até 160 pessoas porque abrimos mais espaço nas salas de conferências, salas de aulas e arrecadações. No entanto, um número tão grande de pessoas tem um impacto enorme nos recursos disponíveis e no custo de vida diários em apectos como gás, electricidade e água. Assim, os custos sobem rapidamente, especialmene no Outono e Inverno, em que os dias são mais curtos e precisamos de aquecer os quartos.”

UCRÂNIA: Ajuda às Irmãs que estão a ajudar os refugiados de guerra no seu convento
As irmãs sustentam-se ensinando nas paróquias. Mas agora que a guerra está presente, têm muito poucos meios de subsistência. E, por isso, pedem a nossa ajuda, para que possam continuar a acolher e a cuidar dos refugiados de guerra.
A Irmã Yefrosynia e todas as irmãs já nos agradeceram antecipadamente por esta ajuda: “Muito obrigado pelas vossas palavras de apoio, pelas muitas orações pela paz e o fim da guerra, e também pela boa vontade em ajudar-nos. Que o Senhor misericordioso tenha piedade de nós e de todo o mundo, e evite uma tragédia para toda a humanidade. Que nos perdoe os nossos pecados e recompense os nossos benfeitores pela simpatia, generosidade e sacrifícios.”
Não podemos desapontar as Irmãs e, assim, prometemos-lhes um apoio de 5000 € para o próximo ano.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.