SUDÃO: Sacerdote que ficou junto do seu povo apesar da violência, foi assassinado nas Montanhas Nuba

O Padre Youhanna Al-Amin faleceu em Kauda, uma região do Sudão marcada por tensões tribais e disputas entre grupos armados. De acordo com fontes locais, o assassinato parece ter sido um acto de retaliação depois de ter denunciado o roubo de medicamentos destinados à população local.

A Igreja Católica no Sudão está de luto pela morte do Padre Youhanna Al-Amin, pároco da Paróquia de São Vicente em Kauda, que foi morto na sexta-feira passada, 19 de Junho, juntamente com outras duas pessoas nas Montanhas Nuba, uma região que há décadas sofre as consequências da guerra e da instabilidade.

De acordo com informações recebidas de fontes locais pela Fundação AIS Internacional, o sacerdote foi morto num contexto de crescentes tensões tribais e disputas internas entre grupos armadas que operam na área. As mesmas fontes indicam que o crime parece ter sido um acto de retaliação depois de o Padre Youhanna ter denunciado o roubo de medicamentos que a Igreja guardava para benefício da população local.

Kauda é o principal centro das zonas das Montanhas Nuba controladas pelo SPLM-N. Nos últimos meses, a deterioração da situação de segurança, a par de conflitos armados e tribais, obrigou à evacuação de alguns religiosos da região. O Padre Youhanna, no entanto, optou por permanecer junto da comunidade que servia, tornando-se um dos poucos padres que ainda exercem o seu ministério nesta região fortemente afectada pela violência.

Quem o conhecia afirma que ele não abandonou o seu povo quando as circunstâncias se tornaram cada vez mais difíceis. O seu papel ia além do acompanhamento espiritual. Tal como acontece frequentemente em regiões remotas e carenciadas onde a AIS está presente através dos projectos que apoia, a Igreja serviu como fonte vital de assistência médica e apoio aos mais vulneráveis.

“Amou o seu trabalho até ao fim…”

A notícia da sua morte causou profundo choque em toda a Diocese de El Obeid. Durante quase três décadas, o Padre Youhanna acompanhou gerações de fiéis, tornando-se uma figura muito querida tanto dentro como fora da comunidade católica.

Numa mensagem de condolências recebida pela AIS Internacional, a Paróquia de São Pedro, em Babnusa, recordou que o sacerdote exerceu o seu ministério naquela localidade entre 1997 e 2021. Chegou inicialmente como seminarista, tornou-se mais tarde diácono, depois sacerdote e, finalmente, pároco da comunidade.

Era amigo dos jovens e das crianças e amou o seu trabalho até ao fim.”

A morte do Padre Youhanna vem somar-se a uma série de incidentes violentos que têm afectado a Igreja no Sudão nos últimos anos. Em Junho de 2025, o Padre Luka Jomo, sacerdote da Diocese de El Obeid, foi morto por uma bala perdida durante um ataque à cidade de El Fasher, capital do Estado do Darfur do Norte. Meses antes, o Bispo Yunan Tombe foi brutalmente espancado por homens armados enquanto regressava à sua diocese, tendo sofrido ferimentos graves.

Enquanto a Igreja local apela ao esclarecimento de todas as circunstâncias do crime, a Fundação AIS une-se à Diocese de El Obeid na oração pelo descanso eterno do Padre Youhanna Al-Amin e das outras vítimas do ataque.

Maria Lozano | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

Em Setembro de 2020, o Sudão, após 30 anos de regime islâmico, tornou-se um Estado constitucionalmente laico. O Pe. Peter Suleiman afirmou que o povo Sudanês pode agora “adorar e praticar as suas várias crenças religiosas sem medo”. Um ano mais tarde, o regime autoritário, e o medo, estavam de volta. Em 2022, as manifestações contra o regime militar intensificaram-se na grande Cartum, organizadas pelos comités de resistência.

SUDÃO

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

«Desde o início, a missão da Fundação AIS tem sido promover o perdão e a reconciliação, bem como acompanhar e dar voz à Igreja onde quer que ela se encontre em necessidade, onde quer que se sinta ameaçada, onde quer que sofra.»

PAPA LEÃO XIV

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.