SOS Líbano

A crise no Líbano, que já era profundamente grave, está agora a transformar-se numa verdadeira catástrofe humanitária devido ao recente eclodir da guerra. Este conflito, que ameaça alastrar-se para toda a região, está a devastar ainda mais um país já de joelhos, que já vive num colapso económico, onde a pobreza extrema é a realidade de milhares de famílias, muitas delas cristãs.

Neste momento tão crítico, a Igreja no Líbano é um dos poucos refúgios para aqueles que se encontram sem esperança. Sacerdotes, religiosas e voluntários estão no terreno, incansáveis, a distribuir alimentos, medicamentos e abrigo. Mas a verdade é que o desafio é imenso, e a ajuda disponível não é suficiente para cobrir as necessidades urgentes.

É neste contexto dramático que a Fundação AIS lança esta campanha de emergência, apelando à vossa generosidade para que possamos continuar a apoiar estas famílias em desespero. A situação está a agravar-se rapidamente, e as necessidades são muitas.

PEDIDOS DE SOCORRO

De facto, do Líbano chegam insistentes pedidos de socorro. Conversámos recentemente com a Irmã Maya El Beaino, que pertence à congregação das Irmãs dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que está no Sul do Líbano, onde a guerra é mais intensa. Durante a chamada telefónica ouviram-se ao fundo explosões de bombas. A sua mensagem é clara e comovente e descreve bem como tudo se agravou num par de dias: “Aqui ainda vivem cerca de 9.000 cristãos espalhados por três aldeias. Não temos hospital por perto, a eletricidade só dura três horas por dia e não há água. Estamos constantemente em perigo.” Apesar de tudo, ela e a sua comunidade recusam abandonar os que mais precisam. A sua coragem é inspiradora, mas também um apelo ao nosso apoio imediato.

Há duas outras comunidades religiosas em Rmeich. A presença das irmãs é um conforto para aqueles que procuram ficar nas suas casas apesar dos bombardeamentos: “Toda a gente fala das pessoas que fugiram por causa dos ataques, mas ninguém fala dos muitos cristãos que escolheram ficar porque têm medo de perder a sua casa e a sua terra para sempre”, salienta a Irmã Maya El Beaino.

A IGREJA TRANSFORMOU-SE EM CENTROS DE ACOLHIMENTO

A Igreja no Líbano está a ser um verdadeiro porto de abrigo, mas as suas necessidades ultrapassam em muito os recursos disponíveis. Na Diocese de Sidon, por exemplo, muitos deslocados que fugiram da guerra procuram refúgio. O bispo, D. Maroun Ammar, diz-nos: “Temos que ajudar os deslocados e distribuir-lhes alimentos, mas os recursos são escassos”. Esta realidade repete-se em toda a parte.

A coordenadora dos nossos projectos no Líbano, Marielle Boutros, receia que esta nova guerra possa provocar outro êxodo, diminuindo ainda mais a presença e a influência dos cristãos nesta região tão sensível do globo e descreve-nos como igrejas se transformaram em centros de acolhimento. Estão a providenciar comida, produtos de higiene, cobertores e, se o Inverno chegar sem que a situação melhore, será necessário também garantir aquecimento.

DISTRIBUIÇÃO DE COMIDA E DE BENS ESSENCIAIS

A Fundação AIS está, neste momento, a desenvolver 200 projectos em todo o Líbano, muitos dos quais já estavam direccionados para ajuda de emergência, mas que agora se tornam ainda mais necessários.

Em todo o Líbano, a Igreja transformou-se num lugar de refúgio, onde as pessoas estão agora a viver em salões das igrejas. As necessidades são imensas: alimentos, produtos de higiene, colchões, cobertores e, se a situação continuar, também aquecimento para o Inverno.

Por isso, a Fundação AIS lança a campanha “SOS Líbano”. A urgência deste novo pedido é clara: temos de ajudar estas famílias a sobreviver.

food package

A sua generosidade ajudará a apoiar nos próximos meses:

1.500 famílias da Diocese de Tiro
» 165.000€ para cabazes alimentares

983 famílias da Diocese de Sidon
» 92.000€ para cabazes alimentares

700 famílias de Beirute
» 37.000€ para alimentos e produtos de higiene

Nesta situação tão grave, todos somos chamados a ajudar a Igreja do Líbano, todos somos chamados a dar apoio aos padres e às irmãs que estão lá, no terreno, junto das populações em sofrimento. É nos momentos de angústia que se vê a nossa solidariedade.

Esta comunidade cristã no Líbano são o último bastião da nossa fé no Médio Oriente. A sua sobrevivência depende, mais do que nunca, da nossa generosidade e das nossas orações.

Muito obrigado por estarem ao lado da Igreja que sofre no mundo!

fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.