HISTÓRIAS DE SUCESSO

REP. DEMOCRÁTICA DO CONGO: Literatura e teologia para os futuros padres

Os seminaristas da Diocese de Bokungu-Ikela agradecem o apoio para a sua formação

Vinte rapazes da Diocese de Bokungu-Ikela estão a preparar-se actualmente para o sacerdócio em diferentes seminários da República Democrática do Congo. A sua diocese estende-se por uma área de 40.000 km2, mas tem uma população que não chega a um milhão de habitantes. Situa-se no meio da floresta tropical, numa região muito pobre onde aconteceram vários conflitos armados. Não existe um seminário na sua diocese e os futuros padres têm de percorrer centenas de quilómetros de barco ou de mota para chegar aos respectivos lugares de estudo.

A diocese tem de financiar a instrução e os meios de subsistência destes jovens, os preços das viagens e tudo aquilo de que necessitam, uma vez que as suas famílias não podem contribuir de forma significativa. Tudo isto representa um enorme desafio. Mas D. Toussaint Iluku Bolumbu está muito satisfeito com o número elevado de vocações e afirma: “Com um grande número de jovens em formação, a nossa diocese terá nos próximos anos muitos trabalhadores para a vinha do Senhor.”

Os seminaristas de Bokungu-Ikela escreveram-nos uma carta no ano passado porque tinham falta de livros, Bíblias, breviários, catecismos e literatura teológica. Pediram-nos ajuda: “Temos grandes problemas financeiros com os nossos estudos porque as nossas famílias são pobres. É por isso que pedimos a todas as pessoas de boa vontade que nos ajudem a obter a literatura litúrgica e académica necessária para podermos aprofundar a nossa formação. Pedimos que acolham com boa vontade este nosso pedido. Estamos unidos a vós fraternalmente em Cristo!”

O pedido destes seminaristas, que o bispo da diocese nos transmitiu calorosamente, não deixou os nossos benfeitores insensíveis e conseguimos fazer um donativo de 15.300 €. Entretanto, já receberam vários pacotes de livros. A alegria foi enorme ! Em nome de todos os seus colegas, o seminarista Léonard escreve:

“Estamos muito gratos pela ajuda que nos deram. Agradecemos do fundo do coração este gesto de grande caridade para connosco e pedimos ao Senhor que vos dê todas as graças de que precisam.”

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.