PROJECTOS
R. D. CONGO: Curso de formação contínua para jovens religiosos
Obrigado por ter tornado possível a participação de 32 jovens religiosos e religiosas em cursos de formação
A República Democrática do Congo não só é o país africano com maior número de Católicos, mas onde a Igreja tem um elevado número de vocações, tanto para o sacerdócio como para a vida religiosa. Na Diocese de Luiza, no sul do país, trabalham mais de 260 religiosos e religiosas e, graças a Deus, cada vez se juntam mais rapazes e raparigas.
Dada a grande importância do seu trabalho pastoral, o Bispo Felicien Mwanama Galumbulula tem-se esforçado por garantir que os jovens religiosos possam participar, antes dos seus votos perpétuos, num curso de formação contínua de quatro semanas que vai mais além do que as próprias congregações podem oferecer aos seus membros.
Os jovens religiosos e religiosas recebem uma formação adicional em Estudos Bíblicos, Ciência Missionária, Direito Canónico e Antropologia e ainda em Administração e outras matérias úteis. A prevenção de abusos e o trabalho com crianças e jovens constitui também um tema muito importante.
Esta formação avançada é necessária devido, entre outros aspectos, à proliferação de seitas que, ao atacar a doutrina católica, semeiam a confusão e a desorientação entre os fiéis. Frequentemente, os religiosos são os únicos interlocutores para os crentes nas aldeias e por isso devem estar preparados para responder às suas perguntas de forma competente.
Estas são as razões por que o bispo dá a máxima importância a estes cursos, que quer proporcionar anualmente.
No ano passado, os nossos benfeitores tornaram possível a participação de 32 jovens religiosos e religiosas. A Irmã Béatrice Kanga Nsaka, muito grata por ter usufruído desta oportunidade, conta-nos: “A nossa congregação organiza, dentro das suas possibilidades, exercícios espirituais mensais e, uma vez por ano, uma semana completa de retiro. Mas aí não temos a oportunidade de debater e fazer perguntas ao orador.”
A troca de experiências entre nós, religiosos da mesma geração, tem sido também muito enriquecedora. Assim, compreendi que as dificuldades que enfrentamos nas escolas com os jovens de hoje, são praticamente as mesmas em todo o lado. Muito obrigada, de todo o coração, aos benfeitores da Fundação AIS por ter tornado possível que tenhamos esta experiência inesquecível. Que o Senhor vos abençoe abundantemente!
Também o Irmão Dominique Lushimba Mweny está muito contente por ter tido essa oportunidade. Para além da troca de vivências com outros religiosos e das contribuições para a leitura orante da Bíblia e do crescimento humano, também tem sido muito útil para ele o lado prático do curso:
Às vezes administramos os bens da comunidade e, graças a esta formação, aprendi a elaborar um relatório financeiro, a importância dos recibos e que, na execução de um projecto é preciso realizar avaliações intermédias e finais. Nunca esquecerei os benfeitores que nos permitiram participar. Que Deus lhes retribua cem por um.
Irmão Dominique Lushimba Mweny
Este ano, mais 26 religiosos e religiosas preparados para assumir os seus votos perpétuos, terão a oportunidade de participar neste curso. Para isso, precisam e 11.500€. Cada contribuição é um investimento numa vida religiosa bem vivida, que pode dar muito fruto.
PROJECTOS
Apoiar outros projectos
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar projectos semelhantes a este.
