CAMPANHAS

Refeições solidárias

A Paróquia católica greco-melquita de São Youssef, situada em Tabbaleh, um bairro profundamente carenciado de Damasco, é um farol de esperança para 300 famílias, numa cidade marcada pela guerra e pela destruição.

Num esforço incansável para ajudar aqueles que mais precisam, três padres dedicam-se apaixonadamente a esta causa. A Paróquia de São Youssef, com cerca de 1.600 famílias, é conhecida por ser uma das mais activas da região servindo muitas pessoas e famílias de diferentes culturas num momento de tanto sofrimento. Os paroquianos, a maioria dos quais trabalha no sector público, enfrentam desafios diários devido à grave crise económica que assola o país.

Os preços dos produtos básicos aumentaram exponencialmente, deixando muitas famílias incapazes de comprar alimentos suficientes para sobreviver. A realidade social é devastadora. Um mero salário mensal apenas é suficiente para comprar 1 kg de carne e 1 l de óleo. Para piorar a situação, muitas famílias não têm acesso a gás para cozinhar, devido aos elevados preços e à escassez. Além disso, os frequentes cortes de energia tornaram impossível para a maioria das famílias armazenar alimentos.

Os Cristãos da Síria contam consigo para sobreviver!

Com 25€ é possível oferecer uma refeição quente 3 vezes por semana a uma pessoa carenciada durante 1 mês

É nesse contexto dramático que surge o projecto “Refeições Solidárias”. Com o objectivo de proporcionar refeições quentes para cerca de 300 pessoas durante um ano, a Paróquia de São Youssef está a fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam a fome diariamente.

Com o apoio da Fundação AIS, esta iniciativa tornou-se possível e é uma luz ao fundo do túnel para todos aqueles que desesperadamente precisam de ajuda.

O refeitório “Beital eileh” (Casa da família), localizado no interior da paróquia, foi devidamente equipado para cozinhar e preparar até 400 refeições diárias. Assim, a Igreja não só apoia os funcionários e as suas famílias, mas também proporciona refeições quentes a todas as famílias necessitadas, três vezes por semana. Fornece também refeições aos idosos que, devido às suas condições de saúde, não conseguem sair de casa.

Padre Basilios com um idoso beneficiário da cozinha solidária na Igreja de São Youssef

A situação na Síria é muito grave. Pelo menos 90% da população vive abaixo do limiar da pobreza. A maioria das famílias não consegue comprar alimentos, nem roupas para os seus filhos. Como se não bastasse tudo isto, vastas regiões do norte da Síria foram brutalmente atingidas pelo violentíssimo sismo de 20 de Fevereiro, que ceifou a vida a milhares de pessoas e destruiu centenas de casas.

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

CAMPANHAS

Apoie os Cristãos da Terra Santa