PORTUGAL: Presidente da República convida Fundação AIS para encontro com o Papa Francisco

PORTUGAL: Presidente da República convida Fundação AIS para encontro com o Papa Francisco

A directora da Fundação AIS em Portugal foi convidada por Marcelo Rebelo de Sousa para estar presente no Centro Cultural de Belém no primeiro encontro oficial do Papa Francisco logo após as cerimónias de boas-vindas, e que terá lugar na quarta-feira, dia 2 de Agosto.

Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS, foi convidada pelo Presidente da República para estar presente no encontro do Santo Padre com autoridades, membros da sociedade civil e elementos do Corpo Diplomático, que terá lugar na quarta-feira, dia 2 de Agosto, pelas 12:15 horas no Centro Cultural de Belém.

Este evento ocorrerá logo após a cerimónia de boas-vindas e depois também da visita de cortesia que o Papa Francisco fará ao Presidente da República no Palácio de Belém. Catarina Bettencourt considera que o encontro em que participará “é mais um sinal do afecto que o Presidente da República tem manifestado para com a Fundação AIS em Portugal”, recordando o facto de “diversas iniciativas do secretariado nacional da Ajuda à Igreja que Sofre terem já sido distinguidas com o Alto Patrocínio da Presidência”.

De facto, ainda recentemente, em Fevereiro, Marcelo Rebelo de Sousa concedeu o Alto Patrocínio do Presidente da República ao lançamento do Relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, o que aconteceu já pela terceira vez. A concessão do Alto Patrocínio é, recorde-se, um privilégio do mais alto magistrado da nação que faz uso dos “atributos simbólicos” como forma de “promover, incentivar e mobilizar o País e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal”.

“Palavra de gratidão”

Marcelo Rebelo de Sousa teve, entretanto, outros gestos de grande proximidade para com a fundação pontifícia, nomeadamente em Setembro de 2020, por ocasião dos 25 anos da presença da AIS no nosso país, quando enviou uma vídeo-mensagem de saudação pelo trabalho realizado em favor da liberdade religiosa e da democracia. “Pessoalmente, conhecendo esta Fundação, junto uma nota que tem a ver com a sua presença nos meios mais carenciados, socialmente mais dependentes, e, por outro lado, na sua abertura de espírito às causas humanitárias, sociais, ligadas às dependências da cultura, do ensino, da economia, mas também do trabalho. Tudo isso tem a ver com a liberdade religiosa”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa nessa mensagem.

O chefe de Estado deixou ainda uma “palavra de gratidão”, pessoal e institucional, à “instituição que, de forma desinteressada, tem contribuído para aprofundar a democracia em todos os seus sentidos em Portugal”. No ano anterior, 2019, durante uma deslocação como peregrino ao Santuário de Fátima, por ocasião das celebrações de 12 de Maio, Marcelo Rebelo de Sousa visitou as instalações locais da Fundação AIS, tendo destacado a presença da instituição pontifícia junto do Santuário mariano e manifestando dessa forma também a simpatia pela Ajuda à Igreja que Sofre, que tem como missão principal a defesa da liberdade religiosa e o apoio aos Cristãos perseguidos no mundo.

Agora, e mais uma vez, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a destacar a Fundação AIS convidando a directora do secretariado nacional para estar presente no primeiro encontro oficial do Santo Padre nesta quarta-feira, no Centro Cultural de Belém, com autoridades, membros da sociedade civil e elementos do Corpo Diplomático.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Relatório da Liberdade Religiosa

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.