PAQUISTÃO: Fundação AIS reúne esforços para ajudar as vítimas das piores inundações dos últimos 30 anos

CAMPANHAS

Com mais de 1.500 mortos e muito mais pessoas em grande necessidade, a Igreja mobilizou-se para ajudar as vítimas das cheias no Paquistão. Dois bispos contactaram a Fundação AIS que se comprometeu de imediato a ajudar com 230.000€ para apoiar as famílias em Hyderabad e em Karachi, duas das dioceses da província de Sindh, a mais afectada pela catástrofe.

A Igreja Católica local no Paquistão está a fazer o que pode para ajudar as vítimas das inundações na estação das monções que têm devastado grandes áreas do país nas últimas semanas.

Como o número oficial de mortos ultrapassa os 1.500, com vários milhares de feridos e mais de seis milhões de pessoas directamente afectadas pelas piores inundações dos últimos 30 anos, é necessária ajuda urgente para evitar que as consequências das chuvas sejam piores do que as próprias inundações.

A situação na Diocese de Hyderabad é trágica, segundo informações enviadas à Fundação AIS pelo Bispo Samson Shukardin. A totalidade das 19 paróquias nos 22 distritos da província de Sindh foram gravemente afectadas pelas cheias. “Milhares de famílias estão rodeadas pelas águas das cheias e milhares estão sentadas à beira da estrada sem condições adequadas. Não têm comida, nem água potável, abrigo, casas de banho ou assistência médica. As crianças são quem mais sofre. O consumo de água contaminada está a provocar doenças e a ameaça dos mosquitos está a causar várias doenças de pele e malária nas comunidades afectadas pelas recentes inundações”, conta o bispo.

Em resposta a esta catástrofe, a Fundação AIS está a enviar ajuda de emergência para possibilitar que a Diocese de Hyderabad forneça ajuda de emergência a mais de 5.000 famílias, através de:

» Cabazes alimentares para um mês

» Ajuda em dinheiro para as famílias mais vulneráveis

» Unidades móveis de saúde

» Abrigos temporários

» Artigos básicos essenciais – como redes mosquiteiras e repelentes

As igrejas danificadas e as infra-estruturas comunitárias têm ser reparadas para abrigar as vítimas das cheias. A pedido do Bispo Samson, a Fundação AIS comprometeu-se com 200.000€ euros para ajuda de emergência.

“Muitas das famílias refugiaram-se nas igrejas locais, uma vez que as suas casas foram inundadas com a água da chuva, mas muitas das igrejas estão também inundadas, provocando danos nos edifícios da Igreja e nos centros comunitários da diocese”, afirma o Bispo Samson, acrescentando que tem recebido telefonemas de padres e leigos de toda a diocese, pedindo ajuda. D. Samson sentiu que a Igreja tinha de agir com rapidez e contactou a Fundação AIS.

Mais 30.000€ irão para a Diocese de Karachi, que preparou uma resposta que inclui:

» 310 cabazes alimentares

» Artigos essenciais de cozinha e limpeza, para ajudar as famílias locais cujas casas foram destruídas ou ficaram inabitáveis durante a actual crise

“As pessoas vivem a Céu aberto, as suas casas estão danificadas; as cheias cortaram estradas, as cadeias de abastecimento de mercadorias foram afectadas; o risco de surto de doenças é iminente devido às águas estagnadas e à previsão de mais chuvas.”

Através desta ajuda, a Fundação AIS também está a responder ao pedido do Papa Francisco, que apelou à comunidade internacional para responder rapidamente à situação no Paquistão, assegurando à população local a sua solidariedade e orações.

CAMPANHAS

Apoiar esta campanha

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

A vida continua a ser difícil para as minorias no Paquistão. Dada a grave crise económica e a instabilidade política do país, não se prevêem melhorias no futuro imediato. Além disso, a subida ao poder dos talibãs no vizinho Afeganistão poderá contribuir para o crescimento do fundamentalismo islâmico.

PAQUISTÃO