LISBOA: Campanha de Natal da Fundação AIS vai lembrar drama dos refugiados em todo o mundo

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 11 Novembro, 2021

A Fundação AIS vai lembrar, com a Campanha de Natal deste ano, o drama crescente de milhões de refugiados e deslocados no mundo, procurando, através da sensibilização da opinião pública, mobilizar recursos para projectos que a instituição está a promover em várias regiões do globo junto das populações mais atingidas por este flagelo.

Segundo dados das Nações Unidas, haverá, actualmente, mais de 82, 4 milhões de pessoas deslocadas à força devido a perseguições, conflitos, violência e violações dos direitos humanos. São homens, mulheres e crianças em fuga dentro ou fora das fronteiras dos seus países. Para a Fundação AIS, o apoio aos deslocados e refugiados é parte integrante da sua missão que começou precisamente há 75 anos junto dos que estavam perdidos entre as ruínas da II Guerra Mundial.

Dada a dimensão dramática desta realidade, a Campanha de Natal da Fundação AIS em Portugal vai focar este ano a urgência da ajuda humanitária junto destas populações, nomeadamente na Síria, Nigéria, Líbano, Moçambique, República Democrática do Congo e Burkina Faso.

Seis países onde se multiplicam histórias e dramas de pessoas, por vezes de famílias inteiras forçadas a fugir, a abandonar tudo por causa da violência que irrompeu nas regiões onde viviam.

Através das estruturas locais da Igreja, a Fundação AIS tem procurado mobilizar recursos no apoio a estes deslocados, atendendo às suas necessidades básicas, desde o fornecimento de abrigo e alimentos, mas também com cuidados na área da saúde, da educação, em especial de crianças e jovens, e também ao nível do acompanhamento espiritual, num esforço só possível graças à dedicação extraordinária de sacerdotes, religiosas, catequistas e de inúmeros voluntários.

Todos os anos, em sintonia com os outros secretariados da instituição em todo o mundo, a Fundação AIS faz iluminar de vermelho alguns monumentos mais significativos como forma de procurar chamar a atenção da opinião pública para o drama da perseguição contra os cristãos e a necessidade de se garantir a liberdade religiosa.

Centenas de catedrais, igrejas, capelas, monumentos e edifícios públicos de relevo são iluminados com a cor que procura lembrar o sangue dos mártires e que este ano tem também como objectivo chamar a atenção para o drama dos deslocados e refugiados.

Em Portugal, diversas paróquias já se associaram este ano a esta iniciativa, nomeadamente Ramada, em Odivelas; Em Braga, além das paróquias de São Lázaro, Senhora-a-Branca e a Basílica dos Congregados, também será iluminado de vermelho o Santuário de São Bento de Porta Aberta. O mesmo vai acontecer – tal como em anos anteriores – com o Monumento ao Cristo Rei, em Almada.

Os Cristãos são o grupo religioso que mais sofre por causa da perseguição religiosa e o mundo não presta atenção. Não fique indiferente à perseguição religiosa! Participe na #RedWeek de 17 a 24 de Novembro.

Durante uma semana somos desafiados a ter presente esta intenção dos Cristãos perseguidos. Pode rezar por eles, organizar uma vigília de oração ou falar deste tema no grupo de catequese. Peça ao seu pároco para iluminar de vermelho a fachada da igreja na noite de 24 de Novembro. Às vezes basta um gesto simples, como vestir uma peça de roupa vermelha ou acender uma vela. Há muita formas de colaborar na #RedWeek O mais importante é participar! SAIBA COMO AQUI »

Se precisar de inspiração ou ajuda, por favor, fale connosco:
info@fundacao-ais.pt | Tel. 217544000 | Tlm. 912154168 @FundacaoAIS