Infelizmente, a situação no Líbano está cada vez pior. O dia-a-dia está a ficar insustentável, com o país em profunda crise económica e política, e isso está a afectar a própria sobrevivência da comunidade cristã. Não podemos ficar indiferentes aos pedidos de ajuda que nos chegam todos os dias do querido Líbano.
Recentemente, pedimos ajuda para a subsistência de 500 famílias da Diocese de Deir El-Ahmar, em resposta a um apelo urgente que D. Hanna Rahmé nos fez. Face à nossa resposta, o próprio Bispo fez questão de agradecer a generosidade de todos os benfeitores portugueses. E agora escrevemos, pois acabámos de receber mais uma mensagem, mais um apelo, mais um pedido de ajuda.
A Irmã Dalida Hoyek, das Irmãs Maronitas da Sagrada Família, pediu-nos ajuda para as 22 mil crianças que frequentam as 89 escolas geridas pela sua congregação. Sim, são 22 mil crianças que precisam de ajuda agora no regresso às aulas. O que a Irmã Dalida nos pede é que apoiemos estas suas crianças, todas elas de famílias cristãs muito pobres, para que cada uma possa ter um cabaz escolar básico, com lápis, esferográficas, cadernos, borrachas… e também uma Bíblia. Apenas isso. Pode parecer pouco, mas para estas crianças será extraordinário.
À semelhança das nossas crianças aqui em Portugal, também as crianças libanesas vão começar agora o ano escolar, mas as suas famílias são tão pobres, tão pobres, que não têm dinheiro para comprar comida, quanto mais para o material escolar para os seus filhos… Este é o nosso compromisso para com 22 mil crianças em 89 escolas: oferecer um cabaz com todos os materiais necessários para o início do ano escolar.
E é aqui que entramos nós. É aqui que contamos, uma vez mais, com a sua enorme generosidade. A educação destas crianças cristãs depende também de nós.
O projecto “1 Cabaz Escolar = 1 Sorriso” tem como objectivo não só auxiliar estas crianças no regresso às aulas, mas contribuir para que as famílias cristãs permaneçam no Líbano, e assegurando também os empregos dos professores. Tudo o que fizermos para que a comunidade cristã continue a viver no Líbano é muito importante. O futuro do Cristianismo nesta região depende disso.
“Em nome da Congregação, e especialmente em nome das famílias libanesas que beneficiam da vossa ajuda, expresso a nossa gratidão aos queridos benfeitores em Portugal, não só pelos donativos mas também pelo apoio espiritual e orações. No meio dos sofrimentos e constrangimentos em que as famílias no Líbano estão imersas, devido a todos os tipos de crises pelas quais o Líbano passa, agradecemos a Deus pelos amigos portugueses que nos apoiam e nos assistem, e que por isso nos proporcionam uma nova fonte de esperança.”
Irmã Dalida Hoyek, coordenadora do projecto “1 Cabaz Escolar = 1 Sorriso”
O Líbano é o único país com uma grande e importante comunidade cristã no Médio Oriente, cerca de 20% da população, mas se a situação continuar assim, o futuro vai ser muito, muito difícil. Estamos a assistir ao esvaziar da presença cristã nesta região do globo. Por isso, o papel da Igreja Católica no Líbano é fundamental para a sobrevivência de milhares de cristãos.
É importante salientar que a Igreja tem cerca de 330 escolas e também a seu cargo vários hospitais, sendo reconhecido por todos o papel fundamental nestas áreas porque o Estado deixou de apoiar os sistemas de saúde e de educação.
Ajudar estas crianças está ao nosso alcance. Está nas nossas mãos ajudar o “querido povo Libanês”, como tantas vezes nos tem pedido o Papa Francisco. Esperamos poder contar consigo, mais uma vez. Vamos fazer a diferença na vida destas 22 mil crianças no Líbano!
São necessários 200.000€ para apoiar este projecto que será financiado exclusivamente pelos benfeitores de Portugal.
> Com 27€ é possível oferecer 3 cabazes escolares.
Podem contar com a sua ajuda?
CAMPANHAS
Apoiar esta campanha
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.