LÍBANO

1 Cabaz Escolar = 1 Sorriso

Juntos podemos fazer a diferença junto de cerca de 27 mil crianças que enfrentam desafios inimagináveis no seu regresso à escola, no Líbano. Estes inocentes encontram-se presos no fogo cruzado de uma guerra devastadora que assola o Médio Oriente, e as suas vidas estão em risco. No meio desta tragédia encontra-se também a comunidade cristã. Todos estão aflitos, todos têm medo. Mas para todos eles, a presença da Igreja é, nestes dias, provavelmente o único sinal de conforto.

A história da Irmã Madeleine Bassil é um exemplo profundo dessa fé inabalável e dessa entrega total ao próximo. “Nunca me arrependi de me ter tornado religiosa”, confessa a Irmã Madeleine Bassil com humildade e determinação. Há mais de 30 anos que esta dominicana dirige uma escola em Ghosta, uma pequena localidade perto de Beirute. Ali, oferece educação e esperança a centenas de crianças que, de outra forma, teriam um futuro mergulhado na escuridão da pobreza e da falta de oportunidades. Mas a crise económica que assola o Líbano e a actual ameaça da guerra, colocam em risco o trabalho incansável desta religiosa.

A Irmã Madeleine, apesar dos seus 78 anos, não sabe o que é desistir: “Digo para comigo que o Senhor quis que eu me dedicasse a este ministério até ao último minuto da minha vida. Enquanto tiver forças e saúde, tenho de continuar”, partilha connosco com uma convicção que tem inspirado todos aqueles que a rodeiam. Mas a realidade é dura, e a Irmã Madeleine enfrenta diariamente dilemas difíceis de ultrapassar. “Imagine crianças de 13 anos, do oitavo ano, que têm de trabalhar para ganhar alguns cêntimos para sustentar as suas famílias. Temos aqui órfãos e crianças de famílias mesmo carenciadas. Os pais dão o que podem, mas muitos não podem pagar nada de nada. O que é que eu hei-de dizer quando um pai chega aqui e diz: ‘Irmã, isto é tudo o que tenho. Tenho de alimentar os meus filhos.’ É de partir o coração.” Estas palavras rasgam o coração, mas a resposta da Irmã Madeleine é sempre a mesma: amor e uma dedicação total à missão que lhe foi confiada.

Para ela, uma coisa é certa: “A vida religiosa é uma entrega total. Não esperamos nada para nós.” Mas os salários dos professores e o material didáctico têm de ser pagos.

Apoie a educação de 26.884 crianças e jovens no Líbano

A Igreja, que tem sido uma verdadeira âncora para estas comunidades, não quer fechar as suas escolas. Não quer mandar os alunos para casa, não quer despedir os professores. Mas o peso da crise económica no Líbano é esmagador e, sem a nossa ajuda, será impossível evitar que estas escolas encerrem as suas portas.

Cada gesto, cada contributo, por mais pequeno que pareça, tem aqui um impacto imenso. O projecto 1 Cabaz Escolar = 1 Sorriso, que já vai no terceiro ano consecutivo, tem precisamente este propósito: garantir que 26.884 crianças em 87 escolas cristãs, no Líbano, possam voltar a ter aulas, continuar a aprender e, ao mesmo tempo, assegurar que as suas famílias tenham condições para permanecer no seu país.

Cada cabaz contém cadernos, esferográficas, lápis, borracha, tesoura, afia, régua, esquadro, plasticina, cola, entre outros, e, como não poderia deixar de ser, uma Bíblia!

Este é mais do que um simples conjunto de materiais escolares, é um símbolo de esperança, de fé e de um futuro melhor.

Aqui em Portugal, as nossas crianças começam o ano escolar sempre com entusiasmo e expectativa. Têm tudo o que precisam para aprender e crescer, e por isso nem sempre nos apercebemos da imensa sorte que têm. No entanto, no Líbano o cenário é completamente diferente. Cada dia é uma luta, cada oportunidade de educação é um privilégio que muitos não conseguem alcançar sem a nossa ajuda.

A Irmã Madeleine e as suas crianças dependem de nós, assim como todas as outras crianças das restantes escolas. A Fundação AIS está comprometida em fazer tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que estas crianças recebam a educação que merecem. Mas precisamos de si. Precisamos do seu apoio, da sua generosidade, para podermos continuar a enviar os cabazes escolares para as escolas no Líbano.

Ofereça um cabaz escolar a uma criança no Líbano

Este projecto será financiado exclusivamente pelos benfeitores de Portugal. Com 33€ é possível oferecer 3 cabazes escolares que significam 3 sorrisos.

Vela Pomba da Paz

6,50€

Terço da Paz

12,50€

À Procura da Paz

8,85€

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.