PROJECTOS

INDIA: 30.000 Bíblias em Khasi

O Nordeste da Índia está ligado ao resto do país por um estreito corredor de terra e, assim, a região encontra-se isolada e empobrecida e é uma das regiões mais subdesenvolvidas da Índia. A grande maioria da população vive espalhada em pequenas comunidades rurais e pertence às minorias étnicas mais desfavorecidas ou povos tribais.

Hoje há 15 dioceses católicas nesta região. Historicamente, a Igreja não tinha autorização para trabalhar aí, o que só aconteceu há cerca de 125 anos, e ainda hoje, em muitas regiões, só está presente há algumas décadas. Apesar disso, revelou que tem a capacidade de unir povos dos vários grupos étnicos, tradições e culturas aqui representados. Porque a Igreja não pertence a nenhum dos grupos étnicos, mas é a Igreja de todos os povos.

INDIA: 30.000 Bíblias em Khasi

Muitos dos fiéis católicos pertencem ao grupo étnico Khasi e vivem na região montanhosa remota que é atravessada por vastos vales e densas florestas. Originalmente, os Khasi são uma tribo animista que acreditava em espíritos e praticava a adoração dos antepassados mas, desde a chegada dos missionários católicos, muitos converteram-se à Boa Nova do Evangelho e tornaram-se fiéis entusiastas de Jesus Cristo. Têm uma vontade enorme de aprender mais e aprofundar a sua fé, e especialmente conhecer e amar melhor a Palavra de Deus.
Já há alguns anos, e graças ao vosso apoio, a Fundação AIS conseguiu imprimir e distribuir Bíblias no idioma Khasi a muitas paróquias, mas a procura continua a ser enorme e para já as impressões da Bíblia estão completamente esgotadas. Há um grande empenho no apostolado da Bíblia e muitas das famílias que já possuem uma gostam de estudar e rezar juntas. Muitas vezes, várias famílias juntam-se em grupos para estudar as Escrituras. E, para além disso, a Igreja local organiza seminários sobre a Bíblia a nível paroquial e diocesano. A instrução catequética é, da mesma forma, focada na Palavra de Deus.
Mas há ainda muitos fiéis que desejam possuir uma Bíblia. E a Igreja nesta região remota e subdesenvolvida é pobre como a população e foi muito atingida pela pandemia. Então recorreram a nós, pedindo ajuda para a despesa de impressão e distribuição de 30.000 cópias da Bíblia neste idioma, um custo total de 58.770€. Algumas destas Bíblias serão também distribuídas entre o povo desta etnia Khasi que vivem junto à fronteira no vizinho Bangladeche.
O Arcebispo Victor Lyngsdon, da Diocese de Shillong, que também nos pediu ajuda em nome de outras dioceses da mesma região, escreveu:

“Seja como for, o vosso apoio será uma ajuda imensa nos nossos esforços para que a Bíblia se torne mais popular entre o povo Khasi. Que Deus vos abençoe a todos!”

VAMOS AJUDÁ-LOS?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.