PROJECTOS

GUATEMALA: Brochuras com as biografias dos mártires locais

A Diocese de Quiché quer preservar a história de 129 mártires imprimindo 42 mil brochuras que contam as suas biografias

A guerra civil na Guatemala durou 36 anos, até ao seu fim em 1996. Foi considerada o conflito armado mais brutal da América Latina. Pelo menos 200 mil pessoas foram mortas e, até hoje, não foram encontradas dezenas de milhares de pessoas.

Entre os mortos, encontram-se os que foram assassinados pelos guerrilheiros de esquerda, cheios de ódio pela fé. Já foram beatificados quatro mártires em 2017.

Derramaram o seu sangue durante os anos de conflito armado, porque estavam convencidos de que não há maior amor do que dar a vida pelos outros e, como católicos, insistiram em preservar os valores do Reino dos Céus proclamados pelo Senhor Jesus: a defesa da dignidade humana, o respeito pela vida, a justiça social e a protecção dos mais fracos e mais vulneráveis

Seguiram-se 10 outras beatificações em 2021. Entre os novos bem-aventurados, encontravam-se três padres e um rapazinho de 12 anos.

Está um processo de beatificação em curso para as 129 testemunhas da fé da Diocese de Quiché. Já foram reunidos um milhão de testemunhos. No entanto, o testemunho de vida destas pessoas merece ser mais bem conhecido, para que estes homens e mulheres, sacerdotes, leigos, jovens e crianças, assassinados devido à sua fidelidade a Cristo e ao Seu Evangelho, possam inspirar os fiéis e servir-lhes de exemplo. Esse é o objectivo da publicação de vários livrinhos ilustrados com a história das suas vidas. Cada livrinho é dedicado a um dos vários grupos de pessoas: os jovens, os catequistas, as mulheres, as famílias, etc.

É assim que se conta a história de sete jovens rapazes, Juventino, Clementino, Máximo, Pedro, José, Marcelino e Francisco, que tinham ente 16 e 26 anos. Eram rapazes alegres, cheios de entusiasmo pelo Evangelho, empenhados no trabalho das suas paróquias e junto aos pobres. Por isso foram mortos de maneira bárbara. O mais jovem, Pedro, de 16 anos, foi enforcado numa árvore em forma de cruz com as mãos e os pés atados.

A nossa obra de bem-fazer tem sido sempre considerada um privilégio e um dever que honre a memória dos nossos mártires. Por isso, desejamos apoiar com 19.400€ a impressão de um total de 42 mil exemplares de livrinhos com as biografias dos corajosos testemunhos de fé de Quiche, para que um número cada vez maior de fiéis – especialmente jovens – conheçam os testemunhos de fé dos seus compatriotas e se deixem inspirar na construção do seu próprio caminho de fé.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.