PROJECTOS
EGIPTO: Remodelação do Seminário Copta Católico de Maadi

Apoie a formação dos 28 jovens seminaristas que estudam no único seminário copta católico no Egipto
Em Maadi, um subúrbio do Cairo, no único seminário copta católico do país, estão actualmente em formação 28 jovens de diferentes partes do Egipto. O Pe. Romany Fawzy, reitor do seminário maior, explica: “A missão do seminário consiste em manter viva a chama da fé na Igreja, formando gerações de bons sacerdotes. O objectivo é garantir que os sacerdotes sejam homens de devoção e oração, e que a sua personalidade se desenvolva de forma integral.”
A maioria destes jovens cresceu em famílias praticantes. Antown George (32 anos) falou-nos da sua vocação e explicou que na sua casa, a participação regular na Eucaristia dominical era uma parte importante da vida familiar.
Tanto ele como o seu irmão mas velho eram acólitos e cantavam no coro da igreja. Com o tempo, a sua procura de Deus foi-se aprofundando. Mas começou por estudar Matemática. Recorda: “Durante todos esses anos, a minha família percebia a minha ligação ao Senhor e aconselhavam-me a seguir Aquele em quem acreditava. Não tinham nada contra, até se sentiam felizes e privilegiados pelo facto do seu filho querer ser sacerdote.” Inicialmente, contudo, o jovem sentia que era um objectivo longínquo: ele próprio quase não conseguia acreditar que algum dia pudesse vir a ser padre. No entanto, a sua mãe sempre manteve a profunda convicção de que ele chegaria a ser sacerdote.
Sobre a sua vocação, disse-nos:
Em primeiro lugar, o Senhor chama-nos e nós escutamos o Seu apelo. Antigamente estava sempre a questionar o sentido da vida. Será tão banal que morremos e pronto? Não acontece nada? E a resposta era sempre a mesma: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). E esta resposta foi sempre o suficiente para mim. Por isso, através da minha vocação sacerdotal, sou sinal do amor e do sentido de Deus. Os jovens questionam-se muito sobre o sentido das coisas e eu quero transmitir-lhes a esperança de que o mundo continua a ter sentido e que é de Cristo que jorra esse sentido. Assim como foi para mim, quero que seja para os outros.
Durante o ano lectivo, o seminário onde Antown George e os restantes 27 jovens se preparam para o sacerdócio é o lugar onde vivem, rezam, e partilham a vida em comunidade. Contudo, nas férias de Verão torna-se o lugar onde pernoitam os participantes dos vários eventos que acontecem no mesmo edifício e que chegam a durar três a cinco dias. A casa não é renovada desde 1990, o que é muito tempo.
Por isso, prometemos 30.000€ para as obras de remodelação mais necessárias.
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.