CHINA: Papa nomeia provincial dos jesuítas como Bispo de Hong Kong numa altura sensível na vida do território

NOTÍCIAS

Terça-feira · 18 Maio, 2021

O Papa nomeou ontem, 17 de Maio, o jesuíta Stephen Chow Sau-yan, de 61 anos, até agora responsável pela Província Chinesa da Companhia de Jesus, como bispo da Diocese de Hong Kong, na China. Como provincial dos Jesuítas, Sal-yan tinha responsabilidades não só sobre a antiga colónia britânica mas também sobre Macau e Taiwan.

O responsável sucede ao Cardeal John Tong Hon, 80 anos, que renunciou em 2017 e que desde 2019 desempenhava funções de administrador apostólico. No ‘curriculum’ do novo Bispo destaca-se a sua ligação às questões da educação. O ‘site’ AsiaNews descreve-o, citando alguns padres do território, como uma pessoa “calma mas firme na fé da Igreja Católica e muito comprometida com a educação católica”.

A nomeação ocorre numa altura sensível da vida do território, com um endurecimento das medidas tomadas pelas autoridades chinesas e que respeitam às liberdades consagradas no acordo de transferência de soberania assinado em 1997 entre Londres e Pequim.

O mais recente Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, editado pela Fundação AIS e divulgado em Abril, refere que, “mesmo em Hong Kong, onde a liberdade religiosa era respeitada até há pouco tempo, está agora em perigo”.

A nomeação ocorre numa altura sensível da vida do território.

O Relatório recorda que a 30 de Junho de 2020, “uma nova Lei de Segurança Nacional foi imposta à cidade” pelo Congresso Nacional Popular da China, medida “votada por unanimidade em apenas 15 minutos pelo comité de 162 membros”.

O Relatório da Fundação AIS adverte para o impacto que esta legislação possa vir a ter no que diz respeito à liberdade religiosa na antiga colónia britânica. Com a aplicação da nova lei de segurança, “jornalistas católicos, activistas políticos e homens de negócios foram detidos sob acusação de sedição”.

A nomeação do novo bispo de Hong Kong ocorre também na semana em que a comunidade católica promove, em conjunto com outras denominações cristãs, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

Segundo o semanário “O Clarim”, órgão oficial da diocese de Macau, esta iniciativa, que vai decorrer entre os dias 18 e 25 deste mês, tem como objectivo convidar “os católicos e demais irmãos na fé a manterem-se leais ao amor e à mensagem de Jesus Cristo”.

O território de Hong Kong tem cerca de 7,5 milhões de habitantes. O novo bispo vai liderar uma diocese com um pouco mais de 600 mil católicos, que estão distribuídos por 52 paróquias.