CAMARÕES: A ameaça do Boko Haram “explica a nossa pobreza, a nossa extrema miséria”, denuncia Bispo de Yagoua

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 4 Fevereiro, 2022

A actividade dos terroristas do Boko Haram tem provocado uma miséria extrema que se reflecte também na vida da própria Igreja Católica, afirma D. Barthélemy Yaouda, Bispo de Yagoua, diocese do extremo norte dos Camarões e situada muito perto da fronteira com o Chade e a Nigéria.

De visita à sede internacional da Fundação AIS em Königstein, na Alemanha, D. Barthélemy acusa directamente o grupo islamita, que pretende a instauração de um califado na região, como o principal responsável pela pobreza que afecta toda a região, pedindo, por isso, ajuda para a própria sobrevivência. “A Diocese de Yagoua encontra-se numa zona do Boko Haram, o que explica a nossa extrema pobreza, a nossa extrema miséria”, diz o prelado.

Numa mensagem que fez questão de gravar durante a visita, D. Barthélemy Yaouda agradece toda a ajuda que a Fundação AIS tem vindo a dar à Igreja do seu país, explicando que, sem esse apoio, seria muito difícil o trabalho dos sacerdotes e a própria formação dos seminaristas. “Sem esta ajuda seria difícil – explica o Bispo – porque vimos de ambientes muito pobres e as pessoas não têm meios para pagar as propinas dos filhos no seminário, não temos meios para construir igrejas e os padres nem sequer têm meios para se deslocarem na sua diocese a fim de visitar as paróquias, nem para se vestirem…”

A actividade dos terroristas do Boko Haram tem provocado uma miséria extrema.

Para D. Barthélemy, o apoio que tem vindo a ser dado à Igreja dos Camarões através da Fundação AIS tem permitido colmatar as dificuldades que se colocam à própria subsistência do clero, destacando, para isso, os “estipêndios de Missa” que permitem que “os padres recebem um valor por mês”. “Por isso – acrescenta ainda o prelado –, agradecemos muito à Igreja que Sofre e especialmente aos benfeitores.”

A região norte dos Camarões, onde se situa a Diocese de Yagoua, tem vindo a tornar-se num epicentro de actividade dos terroristas do Boko Haram, que têm procurado estender os seus ataques desde a Nigéria para vários países da região.

Considerado como um dos mais temíveis grupos terroristas da actualidade, o Boko Haram iniciou um reino de terror em 2009, procurando impor, especialmente a norte da Nigéria, um califado tendo, para isso, lançado sucessivos ataques não só contra instituições estatais, mas também contra aldeias, matando indiscriminadamente as populações, raptando até jovens rapazes e raparigas e assumindo a comunidade cristã como um dos alvos preferenciais da sua violência.

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES