PROJECTOS

REP. DEM. CONGO: Estipêndios de Missa para a Diocese de Lolo

O Semanário Católico, em língua croata, foi publicado pela primeira vez em 1922 e, por isso, em 2022 celebrou o seu centésimo aniversário. Todavia, durante este tempo não foi publicado de maneira contínua, porque em 1945 foi banido pelos comunistas e só foi relançado em 2002.

Hoje é de novo uma voz importante da Igreja Católica neste país, que outrora fazia parte da Jugoslávia comunista e onde vivem lado a lado Muçulmanos, Ortodoxos e Católicos. Chega às regiões mais remotas do país e não são só os Católicos que o lêem. Miroslav Cahar, director do centro dos media católicos, na Arquidiocese de Vrhbosna, onde se publica este jornal, afirma:

“Muito aconteceu durante este tempo. Tivemos de suportar muitas dificuldades, mas também pudemos sentir numerosas graças de Deus.”

Hoje, contudo, os desafios com que se confronta a Igreja Católica na Bósnia e na Herzegovina já não são o comunismo, mas a islamização sempre crescente, encorajada pelos estados árabes, juntamente com a necessidade de promover a reconciliação entre as diversas comunidades religiosas e étnicas do país, que sofre ainda as consequências da guerra civil nos Balcãs, em 1990. A tudo isto junta-se uma crise económica e social generalizada. “Em tempos difíceis como estes, o nosso jornal pode levar coragem, consolo e valorização a muitas pessoas que estão sozinhas, deprimidas e confusas. Como voz que fala para nós e sobre nós, é um sinal de que a Igreja aqui continua viva e forte”, explica Miroslav Cahar.
O Semanário Católico é publicado 50 vezes por ano, com uma tiragem de 2.500 exemplares por número. Contudo, os custos de impressão aumentaram, em consequência das recentes crises. Por isso, para impedir que esta importante voz dentro da Bósnia e Herzegovina seja silenciada, oferecemos 30.000 € para apoiar os custos da sua publicação.

VAMOS AJUDAR?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.