PROJECTOS

BANGLADESH: Um programa intensivo de formação pastoral e social para as crianças, adolescentes e adultos

Apoie o programa da Arquidiocese de Dhaka para fortalecer a fé, apoiar famílias, jovens e vulneráveis, e promover valores e assistência pastoral.

Na Arquidiocese de Dhaka, no Bangladesh, vivem cerca de 85 mil católicos. Como no resto do país, representam uma ínfima minoria de menos de 1% da população. A população deste país do Sudoeste Asiático é muçulmana em mais de 90%. A maioria dos Cristãos pertence a minorias étnicas que são marginalizadas pela sociedade.

Os fiéis recorrem à Igreja para todas as suas necessidades. Um dos problemas é que em certas regiões a população é muito pouco instruída.

Apesar da sua fraca importância numérica, a Igreja é a força mais considerável, tanto na educação como na saúde. Por isso, torna-se cada vez mais necessário um acompanhamento às pessoas, particularmente aos jovens, para que disponham de uma base sólida de valores fundamentais e de uma fé profunda. De facto, a globalização e a influência crescente dos media implicam numerosos desafios, tais como uma alteração da moral e um aumento do individualismo e do materialismo. Simultaneamente, o agravamento da crise económica empurra a população rural – particularmente os jovens – a migrar para as cidades à procura de perspectivas de futuro. Aí encontram o risco de desorientação, porque são arrancados das estruturas tradicionais das suas aldeias de origem.

A Arquidiocese de Dhaka lançou um programa intensivo de formação trienal, concebido para fortalecer os fiéis a vários níveis. Por um lado, a fé pessoal deve ser aprofundada por uma catequese reforçada. Por exemplo, os fiéis devem conhecer melhor a Sagrada Escritura. São sobretudo as crianças e os adolescentes que devem ser profundamente enraizados na fé. A oração deve ser reforçada nas famílias. Por outro lado, os casais e as famílias devem ser acompanhados e aconselhados de forma mais intensa. Para além disso, a assistência pastoral e caritativa aos doentes, aos idosos, aos migrantes, aos toxicodependentes, aos presos e às outras pessoas que precisam de ajuda mas que se encontram muitas vezes à margem da sociedade, deve ser intensificada. Numerosos cursos, ateliers e outros acontecimentos têm sido propostos, assim como dias de retiro. Temas como a utilização benéfica e adequada dos media modernos são também abordados.

Gostaríamos de apoiar este programa inestimável por mais um ano com 11.600€.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.