CAMPANHAS

A exemplo de São José, ajudamos as Religiosas

ILHA DE BONDADE

Nos arredores de Kinshasa, a cerca de 70 km da capital da República Democrática do Congo, numa zona muito empobrecida, fica a casa das Filhas da Misericórdia. Estas Irmãs Franciscanas, que se dedicam ao cuidado de crianças órfãs, raparigas e jovens em risco, mães em dificuldades, estão neste país africano apenas desde Setembro de 2019.

Foi há precisamente um ano. A nova casa fica situada numa região muito pobre num dos mais pobres países do mundo. A Irmã Alejandrina Ayala explica que a zona de Maluko é uma “grande savana, com uma terra fértil, mas que precisa de ser trabalhada”. Toda a área, acrescenta ainda esta religiosa responsável pela comunidade, “é considerada de extrema pobreza”.

A casa das Irmãs fica a cerca de 4 km de distância da população mais próxima.

É uma ilha de bondade no meio quase de nada. A Irmã Alejandrina descreve esse nada. “Não há estradas, caminhos, água ou luz…” As dificuldades de quem vive assim em tão grande despojamento não parecem assustar algumas jovens que souberam do trabalho destas Irmãs e querem imitá-las.

Estas Irmãs Franciscanas estão neste país africano apenas desde Setembro de 2019.

Os desafios são imensos e o trabalho não falta. As Irmãs são responsáveis pelo acolhimento de crianças órfãs e de crianças de rua, procuram ajudar também as mulheres que vivem nesta região, especialmente as mães solteiras, capacitando- as para os desafios da vida, e tentam ainda desenvolver projectos para a sustentabilidade do trabalho agrícola.

O problema é o dia-a-dia. As Irmãs trabalham gratuitamente – o amor não tem preço – e todas as despesas da comunidade são suportadas apenas com a generosidade das populações locais. É uma contabilidade sempre criativa e difícil de fazer e que se tornou agora ainda mais exigente com a implacável crise que o coronavírus levou até aos quatro cantos do mundo. E que também chegou ali, a Maluku, uma zona isolada no meio da grande savana.

› As Irmãs pedem-nos ajuda no valor de 6.000€ para poderem continuar com a casa de portas abertas, para apoiar estas mulheres e crianças. Inspiradas no exemplo de São José, estas Irmãs trabalham de forma simples e altruísta. “Estamos muito gratas a Deus por nos dar esta oportunidade de servi-Lo nos mais pobres”.

OPERÁRIOS DE DEUS

Num mundo apressado onde parece não haver lugar para os doentes, os mais frágeis, os mais velhos, os menos capazes, há quem, em nome da Igreja, esteja presente, apagando-se, para que outros possam viver, numa doação total e gratuita. Numa doação a exemplo de São José.

Padre denuncia rapto de “centenas” de rapazes para as milícias dos jihadistas e de raparigas para “suas esposas”.

Uma das pessoas que o alertou para essa realidade foi a Irmã Eliane da Costa. Brasileira, estava em Mocímboa da Praia em Agosto do ano passado quando a vila costeira caiu nas mãos dos teroristas. Dezenas de pessoas foram então raptadas. Entre elas, duas religiosas, a Ir. Eliane e a Ir. Inês Ramos, ambas da congregação de São José de Chambéry.

› A Ir. Eliane viveu 24 dias no meio dos terroristas, no mato, e alertou-me dizendo: ‘Pe. Fonseca, não se esqueça das pessoas raptadas, principalmente as crianças e adolescentes, que são treinadas também para serem terroristas”, lembra Pe. fonseca, numa entrevista com a Fundação AIS…

URUGUAI
Minas é uma cidade do departamento de Lavalleja, situada a 122 km a nordeste de Montevideo, no Uruguai. Os paroquianos são principalmente da classe operária, com uma elevada taxa de pobreza.
Uma associação civil chamada Vida Plena, é uma delas, onde cuidam de irmãos e irmãs deficientes. Têm também dois centros, um onde se dá assistência a 118 crianças dos 0 aos 3 anos e suas famílias, e outro onde se acolhem 50 adolescentes. Têm um refeitório chamado “Abba José” (que significa “Pai José”), onde 80 pessoas tomam uma refeição quente diária.

› O Bispo, D. Tróccoli, pede-nos ajuda para comprar uma carrinha que será essencial para a sua missão. “Ficarei muito grato pelo que puderem fazer pela Paróquia de São José.”…

ÍNDIA
Os Arautos da Boa Nova têm Maria Rainha dos Apóstolos e São José Operário como principais patronos.
São José é encarado como uma figura paternal que guia os jovens seminaristas, protegendo- os como o fez com o Menino Jesus. Ele é o homem que não estava disposto a abandonar Maria, e continua a ser um modelo de fé e de lealdade.

› O seminário da Diocese de Eluru pede-nos ajuda para 97 seminaristas, para a sua alimentação, materiais de estudo, propinas, despesas médicas e deslocação para o trabalho missionário nas aldeias vizinhas, seguindo o exemplo de São José

UCRÂNIA
As Irmãs de São José desenvolvem um trabalho notável junto das crianças e jovens, acolhendo os mais desfavorecidos, os que perderam os pais ou que vivem em famílias disfuncionais.
 Na aldeia de Potelych, o convento foi transformado em orfanato para receber oito crianças, mas precisa de obras urgentes. As Irmãs pedem ajuda…

› Queremos deixar uma marca de amor na aldeia de Potelych, na casa destas Irmãs de São José que se transformaram nas mães de verdade destas oito crianças…

CAMPANHAS

Apoiar esta campanha

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.