PROJECTOS

ZIMBÁBUE: Estipêndios de Missa para os padres da Diocese de Masvingo

Na Diocese de Masvingo, 65 padres atendem 250 mil fiéis em áreas remotas. A pobreza dificulta o trabalho pastoral. D. Mupandasekwa pede ajuda para continuarem o seu ministério.

Para a Igreja, África é um continente de esperança. Não só está a aumentar o número de fiéis, mas também o de sacerdotes. Um em cada oito padres no mundo vem do continente africano.

Os padres vivem a sua vocação com alegria e empenho, embora as condições sejam frequentemente difíceis. É também o caso da Diocese de Masvingo, no sudeste do Zimbábue, onde há apenas 65 sacerdotes para dar assistência a 250 mil fiéis católicos, numa região com mais de 70.000 km2. As distâncias são enormes e a maior parte da diocese é rural.

A seca que atingiu gravemente grandes extensões da África austral – de tal maneira que o Governo do Zimbábue declarou, em Abril, o estado de catástrofe – teve, como consequência, a recolha de apenas metade da colheita que era esperada. As pessoas que já viviam na pobreza estão agora mais pobres que nunca. E, como consequência, a Igreja é também sofre com isso.

O Bispo Raymond Mupandasekwa só ficou encarregue da diocese a partir de Dezembro 2023 e enfrenta numerosos desafios. Tal como o seu antecessor, é muito querido pelos seus padres e está particularmente interessado em apoiá-los. Preocupa-o ver que a maior parte das paróquias é extremamente pobre e mal pode contribuir para as necessidades dos seus padres. Também ele tem as mãos vazias, embora ajudasse de bom grado se pudesse.

Muitos dos padres estão a trabalhar em regiões remotas e inacessíveis. Alguns deles procuram cultivar os seus frutos e legumes para subsistirem, mas isso leva tempo e, como consequência, a pastoral sofre. Com efeito, todos os padres têm de se ocupar de várias paróquias ao mesmo tempo, muitas das quais estão separadas por longas distâncias. Gastam horas a viajar para administrar os sacramentos, visitar os doentes, dar educação religiosa e executar as suas outras numerosas tarefas. Não podem, simultaneamente, trabalhar a terra e ocupar-se plenamente dos seus fiéis.

Por isso, o Bispo Mupandasekwa recorreu à Fundação AIS pedindo estipêndios de Missa que, já no passado, se tinham revelado uma ajuda decisiva para os padres da Diocese de Masvingo. Deste modo, este ano, mais uma vez, planeamos enviar as vossas ofertas de Missa ao próprio bispo, aos seus 65 sacerdotes e ao bispo emérito da diocese. Ficarão muito felizes por celebrar estas Missas pelas vossas intenções e, ao mesmo tempo, estarão a dar uma preciosa contribuição para que eles possam realizar o seu ministério pastoral tão bem quanto possível e estar junto dos fiéis. Desde já, os nossos calorosos agradecimentos!

PROJECTOS

Apoie os sacerdotes de Masvingo

O seu estipêndio de Missa irá ajudar-nos a levar esperança aos sacerdotes desta Diocese.
Obrigado pela sua generosidade!