VIETNAME: Abertura de um escritório de representação da Santa Sé em Hanói está cada vez mais próximo

NOTÍCIAS

Terça-feira · 26 Abril, 2022

A representação do Vaticano no Vietname vai evoluir em resultado da reunião de trabalho realizada na semana passada, nos dias 21 e 22 de Abril, na capital deste país asiático entre uma delegação da Santa Sé e do governo de Hanói. “Chegou-se a um acordo sobre ‘questões relevantes’ para elevar o nível das relações entre o Vietname e a Santa Sé num futuro próximo, ou seja, passar de um Representante Pontifício não-residente para um Representante Pontifício residente”, explica o Vatican News.

Com esta decisão, terá sido dado um passo fundamental para as relações entre os dois Estados. Actualmente, a posição de “representante não residente” do Vaticano é confiada ao núncio apostólico em Singapura. Sobre a reunião da semana passada, o portal de informação da Santa Sé acrescenta que decorreu “num ambiente cordial de respeito mútuo”, e que as delegações foram presididas por D. Miroslaw Wachowski, subsecretário de Relações com os Estados, por parte da Santa Sé, e Ha Kim Ngoc, vice-ministro das Relações Exteriores do Vietname.

No final da reunião, e de acordo com o comunicado conjunto, ambas as partes concordaram que “as relações entre o Vietname e a Santa Sé devem continuar a ser mantidas com base em princípios compartilhados mutuamente e em um diálogo frutuoso, com o objectivo de consolidar a confiança demonstrada reciprocamente e fortalecer as relações no interesse de ambas as partes e da Comunidade Católica” no país asiático.

No documento salienta-se o “testemunho concreto” dado pelos católicos vietnamitas durante a pandemia do coronavírus, “prestando serviço voluntário nos hospitais e ajudando os necessitados”. O texto diz ainda que a Santa Sé “segue com atenção a profunda e dinâmica vida da comunidade católica no país e incentiva a Igreja Católica no Vietname a contribuir para o bem comum e a prosperidade”.

Apesar dos termos cordatos do comunicado, houve muito recentemente, em Fevereiro, um incidente com a interrupção de uma missa por parte de funcionários governamentais. O episódio ocorreu no domingo, 20 de Fevereiro, na Igreja de Vu Ban, província de Hoa Binh, durante uma celebração que estava a ser presidida por D. Joseph Vu Van Thien, Arcebispo de Hanói.

Segundo o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, publicado em Abril do ano passado pela Fundação AIS, “as perspectivas para a liberdade religiosa no Vietname continuam incertas”.

“Por um lado – pode ler-se no documento –, uma esmagadora maioria de cristãos evangélicos, particularmente de certos grupos étnicos minoritários, experimentam uma repressão religiosa sustentada tanto a nível individual como institucional. Por outro lado, a Igreja Católica tem assistido a um aumento das vocações e o Governo começou lentamente a conceder licenças para a construção de algumas novas instalações religiosas.”

O Relatório da Fundação AIS concluiu que, “globalmente, as perspectivas para a liberdade religiosa no Vietname só melhorarão significativamente se o Governo revir as suas políticas intrusivas e restritivas relativas a instituições religiosas independentes e não registadas”.

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES