VENEZUELA: Fundação AIS reafirma a sua união e solidariedade para com a Igreja do país

Num contexto de profunda incerteza social e política na Venezuela, marcado pelos acontecimentos recentes que captaram a atenção de todo o mundo, a Fundação AIS Internacional reafirma o seu compromisso para com a Igreja local e com o povo da Venezuela, a quem apoia através da oração, da solidariedade e da assistência concreta.

A Venezuela continua a enfrentar desafios complexos após anos de crise económica, social e humanitária, que deixaram muitas pessoas em enormes dificuldades para conseguirem satisfazer as suas necessidades mais básicas e suscitando apelos persistentes à paz, ao diálogo e à reconciliação nacional.

Nos últimos dias, os desenvolvimentos políticos geraram novas tensões, causando medo e incerteza entre muitos, enquanto suscitaram apelos à serenidade, ao diálogo e à responsabilidade em todos os sectores da sociedade. Neste contexto, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) exortou os fiéis a manterem a calma e a rezarem pela paz e pela unidade no país, rejeitando todas as formas de violência e encorajando decisões que sirvam o bem comum.

A Igreja venezuelana tem sido uma fonte central de esperança para muitos, oferecendo alimento espiritual, acompanhamento pastoral e apoio social onde é mais necessário.

O apoio da AIS à Igreja venezuelana

A Fundação AIS Internacional tem-se mantido próxima da Igreja na Venezuela desde o início, oferecendo apoio espiritual e material. Este apoio permite que padres, religiosas e agentes pastorais continuem a sua missão, apesar dos recursos limitados e das dificuldades contínuas, incluindo através de estipêndios para missas e apoio material que ajudam a sustentar a vida sacramental e a presença pastoral da Igreja em todo o país.

Um dos projectos mais significativos apoiado pela AIS nos últimos anos foi o santuário diocesano em Ciudad Chávez, dedicado a José Gregorio Hernández, o primeiro santo venezuelano, canonizado muito recentemente pelo Papa Leão em Outubro passado, em Roma. Este santuário honra o seu legado e é um local de oração onde os fiéis são convidados a buscar força e esperança em Cristo no meio das adversidades.

Nestes tempos difíceis, a AIS apela à comunidade católica global para que continue a rezar pela Venezuela — pela paz, pela unidade e pela cura — confiando o país à providência de Deus e buscando a intercessão de São José Gregório, o “médico dos pobres”, uma figura nacional muito querida, conhecida pela sua compaixão e serviço aos mais necessitados. Confiamos particularmente à sua intercessão as intenções pela paz para todos os venezuelanos.

Maria Lozano | Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Relatório da Liberdade Religiosa

A crise política, social e económica da Venezuela continua, resultando numa crise humanitária caracterizada pela escassez de alimentos e medicamentos. O Governo fornece ajuda apenas àqueles que se inscreveram no seu registo ou através de programas que favorecem determinados grupos religiosos nele inscritos. A Igreja Católica continua a denunciar a deterioração da democracia, as deslocações forçadas de pessoas e a pobreza punitiva, bem como as contínuas violações dos direitos humanos cometidas pelo regime.

VENEZUELA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

“Caros amigos, agradeço a cada um de vós por esta obra de solidariedade. Não se cansem de fazer o bem, pois o vosso serviço dá fruto em inúmeras vidas e dá glória ao nosso Pai do Céu.”

PAPA LEÃO XIV

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.