VATICANO: Papa destaca e “encoraja” iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças, pela paz

NOTÍCIAS

Domingo · 17 Outubro, 2021

Logo após a oração do Angelus, o Papa Francisco referiu a iniciativa que a Fundação AIS promove amanhã, dia 18 de Outubro, de oração do Terço com as crianças pela paz. “Queridos amigos e amigas, hoje a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre marca encontro nas paróquias, escolas e famílias. 1 Milhão de crianças rezam o Terço pela Paz. Encorajo esta campanha de oração que este ano se confia à intercessão de São José. Obrigado, meninos e meninas que participam nesta iniciativa da Fundação AIS.”

Este foi o segundo ano consecutivo que o Santo Padre se associa à jornada de oração que a Fundação AIS promove a nível global. No ano passado, o Papa destacou o facto de as crianças irem rezar “especialmente pelas situações de crise causadas pela pandemia”.

Agendada para amanhã, segunda-feira, 18 de Outubro, esta iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre irá reunir crianças em mais de 130 países em todos os continentes. Serão centenas de milhares de crianças que se vão juntar no mesmo dia e que em várias línguas vão erguer uma mesma prece pela paz à mãe de Deus, pedindo este ano, como sublinhou o Papa, a especial “intercessão de São José”.

Este foi o segundo ano consecutivo que o Santo Padre se associa à jornada de oração que a Fundação AIS.

A jornada de oração, denominada “1 Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”, será levada a cabo a nível internacional pelos diversos secretariados da Fundação AIS, mas terá, no entanto, e de alguma forma, o seu epicentro em Portugal com a adesão do Santuário de Fátima em cuja Capelinha das Aparições as crianças irão rezar cumprindo o desejo expresso por Nossa Senhora aos três Pastorinhos. Este ano, o Cardeal António Marto vai presidir à oração do Rosário.

Tal como na maioria dos países, também em Portugal esta iniciativa tem vindo a colher um apoio crescente por parte de instituições e movimentos da Igreja. Além da adesão do Santuário de Fátima, esta iniciativa conta com o apoio da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, e ainda de variadíssimos grupos e movimentos.

O mesmo se passa com alguns dos principais meios de comunicação social da Igreja, o que irá permitir a transmissão do evento em directo desde a Capelinha das Aparições não só para Portugal mas também para todo o mundo através da Internet. Agência Ecclesia, Rádio Renascença, Rádio e Televisão Canção Nova e Rádio Maria, por exemplo, já manifestaram o apoio a esta iniciativa, tal como a “Revista Audácia”, dos Missionários Combonianos, e ainda a Infância Missionária, das Obras Missionárias Pontifícias.