PROJECTOS

UGANDA: Ajuda para 30 seminaristas

Os seminarista do Uganda precisam de ajuda para a sua formação, para que possam seguir o seu chamamento e levar o Evangelho ao povo afectado pela guerra que mais precisa de Deus

A Diocese de Nebbi fica a norte do Uganda, numa região que num passado recente sofreu muito com uma guerra interna entre o grupo rebelde auto-intitulado “Exército de Resistência do Senhor” (LRA) e o Governo do Uganda, entre 1987 e 2006. Extensas áreas da região foram devastadas e destruídas e as consequências são hoje ainda muito evidentes. Até aos dias de hoje, a população praticamente não conseguiru retomar o rumo das suas vidas.

A Igreja Católica é muito pobre neste lugar e enfrenta imensos desafios pastorais. No território da diocese existem vários grupos étnicos, cada um com a sua língua. A Igreja insiste em promover a reconciliação, pois o legado de ódio é frequentemente passado de geração em geração e parece não ter fim. Têm ainda outros problemas como os casamentos em tenra idade, muitas vezes impostos, gravidez na adolescência, crença na feitiçaria, oposição determinada à educação das raparigas e uma pobreza extrema. Mais de 90% da população local sobrevive com o que consegue cultivar.

A diocese precisa urgentemente de verdadeiros pastores que possam ajudar as pessoas a encontrar Cristo e a seguir uma vida baseada nos valores do Evangelho. Só assim, a partir do interior, será possível uma mudança para melhor. Existe pelo menos uma esperança no facto de existirem muitas vocações. De facto, há 30 rapazes da diocese que se preparam para o sacerdócio nos vários seminários do país. E, todos os anos, a Igreja Católica alegra-se com a ordenação de novos sacerdotes na Diocese de Nebbi.

Os seminaristas envolvidos são maioritariamente de famílias muito pobres e alguns são órfãos de um ou ambos os pais. O pai de um destes futuros padres foi brutamente assassinado. A maioria são oriundos de famílias numerosas e nalguns casos os seus pais são frágeis e doentes, ou seja, estes rapazes não contam com a ajuda material das suas famílias. Pelo contrário, muitos têm de trabalhar nas férias para lhes dar apoio.

Assim, como em anos anteriores, planeamos ajudar à formação destes 30 jovens para que possam seguir o chamamento de Deus. Prometemos-lhes um total de 19.500€. Vamos ajudá-los no seu caminho para o sacerdócio?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.