PROJECTOS

UCRÂNIA: Um gerador para a Paróquia de São José de Dnipro

A vida na cidade de Dnipro não é fácil neste momento: há sirenes de alerta de ataques aéreos e de mísseis permanentemente. Os 200 fiéis da Paróquia católica romana de São José fugiram. “Estão à espera do fim da guerra. Têm medo de voltar porque é perigoso viver em Dnipro”, explica o Padre capuchinho Yaroslav Fedirchuk.

Apesar disso, a paróquia continua muito activa e são celebradas duas Missas com homilia por dia. As Missas de semana contam com a participação de várias dezenas de fiéis e, ao Domingo, de quase 200 pessoas. A Igreja está aberta todo o dia e oferece a numerosas pessoas a possibilidade de estar com Deus através da oração.

Há ainda muita procura de ajuda concreta por parte das pessoas. O Padre Yaroslav conta que: “Temos um registo de mais de 10 mil pessoas com necessidades que nos pedem alimentos, roupa, cobertores, colchões e produtos de limpeza.”

Os principais desafios que afectam consideravelmente a vida das pessoas foram, sobretudo no Inverno, os cortes de electricidade que podiam durar horas, a perturbação nos transportes e a falta de água.

Apesar destas dificuldades, a paróquia manteve os encontros regulares e as aulas de catequese a crianças, adolescentes e adultos no interior da igreja.

“Administramos os sacramentos a quem está preparado para os receber. Cuidamos com regularidade dos doentes e das vítimas da guerra”, explica o Padre Yaroslav.

Como a paróquia também sofreu muito com os cortes de corrente que acontecem a toda a hora, os nossos benfeitores ofereceram um donativo de 14.300 € para a compra de um gerador. O Padre Yaroslav e os seus fiéis ficaram muito gratos a todos os que ajudaram e prometeu a sua oração!

PROJECTOS

Apoiar outros projectos

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.