PROJECTOS

UCRÂNIA: Ajuda à subsistência de 103 irmãs da Congregação das Servas de Maria Imaculada

As Irmãs da Congregação Greco-Católica das Servas de Maria Imaculada pedem ajuda para continuar o seu trabalho

São 103 as Irmãs da Congregação Greco-Católica das Servas de Maria Imaculada que exercem a sua actividade em 16 cidades de diferentes regiões da Ucrânia. Trabalham sobretudo nas áreas da educação, da catequese e da assistência aos doentes. Dirigem jardins-de-infância, preparam as crianças, adolescentes e adultos para os sacramentos, acolhem crianças de meios familiares problemáticos, cuidam de pessoas idosas isoladas e sós, e visitam os doentes. Ajudam nas paróquias e garantem que as igrejas estejam sempre limpas e magnificamente decoradas.

Fazem trabalhos de costura nas vestes litúrgicas e preparam a Prosfora – termo utilizado para designar o pão destinado à Eucaristia nas Igrejas Orientais. Têm uma casa de retiros, um lar para estudantes de famílias pobres, e também um orfanato, e ajudam em tudo o que é necessário. Algumas delas dão ainda aulas nos seminários e universidades.

Em tempo de guerra, ocupam-se ainda dos deslocados internos e abriram várias das suas casas a famílias de refugiados. Cuidam ainda dos órfãos de guerra. Actualmente, os seus serviços de devota caridade são, mais do que nunca, necessários.

Mas elas próprias precisam de ajuda: 10 destas irmãs são já idosas e 39 precisam de tratamento médico. Algumas têm de ir regularmente ao hospital. Até a saúde das irmãs mais novas foi afectada pela guerra. O medo e o stress permanente têm deixado a sua marca. No entanto, precisam de ser fortes para poder continuar a ajudar. Para além disto, o custo de vida também aumentou bastante na Ucrânia.

Gostaríamos de apoiar estas irmãs com uma ajuda de subsistência de 20.000€.

Esta ajuda é destinada a garantir, entre outros, o tratamento médico das religiosas que dele precisam. A Irmã Chrystophora Buschtyn, superiora provincial, escreve-nos:

Que Deus vos conceda, como a todos os benfeitores, abundantes bênçãos!

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.