TURQUIA: ‘Kolay gelsin’ – a obra dos Salesianos em Istambul

Quarta-feira · 11 Agosto, 2021
‘Kolay gelsin’ quer dizer “boa sorte”, mas literalmente significa “que te seja leve” e é uma saudação muito comum que pode ser ouvida nas ruas da Turquia. Pode ser dita às pessoas que realizam trabalhos pesados ou difíceis, expressando o desejo de que possam suportar o seu fardo com maior facilidade e que sejam aliviadas do seu peso. O Pe. Simon Härting, salesiano nascido na Alemanha, considera-a uma saudação profundamente cristã, que também descreve muito bem a sua missão em Istambul, onde está a trabalhar há três anos.

Durante a sua visita à sede internacional da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), falou sobre Bomonti, um bairro tradicionalmente cristão da cidade que actualmente se caracteriza pela presença de um grande número de famílias de imigrantes de diferentes culturas.

Os Salesianos de Dom Bosco desenvolvem diversas actividades no Vicariato Apostólico de Istambul; no entanto, o foco principal do seu trabalho é claramente a prestação de serviços pastorais e pedagógicos relacionados com a pastoral dos emigrantes e refugiados que vivem em Bomonti.
TURQUIA: 'Kolay gelsin' - a obra dos Salesianos em Istambul
'Kolay gelsin' quer dizer "boa sorte".

A maior parte das pessoas considera a Turquia apenas uma escala, antes de conseguir emigrar para países como a Austrália ou o Canadá. “Muito se tem falado sobre os refugiados do Iraque ou da Síria, mas há aqui muitos mais, por exemplo, do Paquistão, Nigéria, Burquina Fasso, Mali ou Costa do Marfim, para citar apenas alguns países, e ficam por anos. Alguns deles esperam seis ou sete anos por um visto ”, explica o Pe. Simon. Como resultado, os Salesianos dedicam-se à educação dos filhos dessas famílias. Administram uma escola para mais de 400 crianças e um pequeno centro juvenil para 40 adolescentes no Campus Evrim, em Bomonti.

Uma outra área do seu trabalho é dedicada à ajuda pastoral na língua turca. Bomonti era antes uma periferia da cidade, mas hoje é o coração de Istambul. A igreja do bairro, “Nossa Senhora de Lourdes”, é a única igreja em Istambul dedicada exclusivamente à comunidade católica de língua turca. Nas outras paróquias, o grego e o francês predominam sobre a língua turca, porque Istambul é uma cidade multicultural e multilingue. A população de Istambul aumentou 10 vezes nos últimos 50 anos e é uma das cidades com a população mais jovem de todas as cidades europeias.

Na Paróquia da “Nossa Senhora de Lourdes”, crianças, adolescentes e adultos de língua turca preparam-se para receber a primeira comunhão, a confirmação ou o sacramento do matrimónio. “No Vicariato de Istambul, temos cerca de 100 catecúmenos vindos de diversos países, incluindo turcos e iranianos. Aqui, tornar-se cristão não é proibido. O grau de aceitação social varia de caso para caso. Alguns são rejeitados pelas suas famílias, outros não têm problemas, e também às vezes acontece que famílias inteiras decidem tornar-se cristãs”, conta o Pe. Simon.

São necessárias novas instalações urgentemente para poder prestar um melhor serviço pastoral. Por isso, os Salesianos desejam construir com a ajuda dos benfeitores da Fundação AIS uma nova paróquia e um centro social no terreno do Campus de Evrim, para beneficiar todos, residentes locais e imigrantes, e facilitar um intercâmbio cultural entre os jovens residentes no bairro da cidade.

Muitos dos que procuram apoio e encontram consolo junto dos Salesianos passaram por experiências difíceis e traumáticas ou estão a viver em estruturas sociais muito frágeis. No entanto, a situação torna-se dramática quando os migrantes não têm mais paciência para esperar por um visto e decidem deixar a Turquia. “Sinto-me mal quando vêm ver-me depois da Missa dominical e pedem que abençoe a sua viagem. Sei para onde vão e que nem sempre acaba bem”, diz o Pe. Simon.

“Muitos refugiados carregam fardos muito pesados, difíceis de suportar. O novo centro pretende ser este ‘Kolay gelsin’, um alívio e uma bênção para todos eles”, explicou o Pe. Simon. Os Salesianos sentem inspiração nesta saudação: ‘Kolay gelsin’ – Que seja leve. Queira Deus que haja alívio. “A nossa vocação é aliviar os fardos uns dos outros e trazer a salvação ao mundo para todos nós. O presente da alegria e da salvação é o presente que gostaríamos de oferecer ao fundar este novo centro no Campus Evrim.”

Maria Lozano | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt