SÍRIA: Um novo centro de microprojectos em Damasco dá esperança aos cristãos necessitados no país

NOTÍCIAS

Quarta-feira · 4 Agosto, 2021
O Centro Cristão da Esperança (Christian Hope Center), organização síria apoiada pela Igreja Católica, inaugurou o seu primeiro centro de apoio a microprojectos na capital síria. O programa foi lançado oficialmente no dia 22 de Julho e será o único centro de microprojectos no histórico bairro cristão de Damasco.

O objectivo do programa é disponibilizar fundos para que as famílias possam iniciar novos negócios ou reiniciar projectos interrompidos durante a década da guerra na Síria. O centro funciona sob a direcção espiritual do Bispo latino da Síria, D. Georges Abou Khazen.

A sede deste programa de ajuda a microprojectos está localizado em Bab Touma, no histórico bairro cristão de Damasco, em frente da Catedral Católica Melquita de Nossa Senhora da Dormição. É lá que os funcionários e voluntários avaliam os pedidos e concedem ajudas para o reinício dos negócios, geralmente sob forma de equipamento ou formação.
O objectivo do programa é disponibilizar fundos para que as famílias possam iniciar novos negócios ou reiniciar projectos.

Com o agravar da crise económica na Síria, muitos cristãos dizem que a situação actual é pior do que a situação que passaram durante os anos de guerra. Cerca de 90% da população síria vive actualmente abaixo da linha da pobreza. Também em Damasco, que é a capital administrativa do país, há muitos cristãos que vivem na pobreza, especialmente nos bairros de Jaramana e Dwelaa. Nestes dois bairros há uma grande comunidade cristã que fugiu da guerra vinda de outras partes do país. O aumento das rendas de habitação e os custos elevados com a compra de medicamentos e alimentos fazem com que muitas famílias se encontrem impossibilitadas de fazer face às suas despesas básicas.

Muitas vezes, as famílias cristãs que lutam contra a pobreza recorrem à Igreja em busca de apoio. As paróquias fornecem ajuda em forma de cabazes alimentares, ajuda no aluguer da casa e subsídios nas despesas com a educação. No entanto, muitos cristãos afirmam que, embora sejam gratos pela ajuda de emergência, também desejam maior estabilidade no emprego para poderem sustentar as suas famílias.

Muitas famílias cristãs são obrigadas a emigrar para o Ocidente em busca de melhores condições de vida. Os que permanecem sabem que é preciso estabilidade para que as pessoas possam levar uma vida digna na sua pátria histórica.

Actualmente, mais de 90% da população da Síria é muçulmana mas há 100 anos, os Cristãos representavam cerca de 30% da população. Particularmente a cidade de Damasco tem uma importância especial por ter dado origem a uma das primeiras comunidades cristãs.

O novo centro de ajuda a microprojectos está localizado a poucos metros da rua mencionada nos Actos dos Apóstolos, onde São Paulo foi curado da cegueira pelo Ananias após a sua conversão na estrada para Damasco.

Carla Audo, que trabalha para o Centro Cristão da Esperança, agradeceu aos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) pelo apoio que estão a dar a este programa: “Podemos ajudar as famílias a recomeçar, damos-lhes um motivo para ficar e uma oportunidade para construir o seu país. Só quero agradecer aos colaboradores da AIS o apoio e a inspiração constante. “

Os responsáveis pelo Centro Cristão da Esperança esperam repetir na capital do país o mesmo sucesso alcançado com os seus anteriores projectos em Alepo e Homs que tiveram uma taxa de sucesso de 78%.

Joohnny Sayegh, um jovem de 25 anos, é um dos cristãos que conseguiu sustentar com sucesso os quatro membros da sua família em Alepo, graças a um microprojecto do Centro Cristão da Esperança. Em 2013, o seu pai foi raptado e morto por um grupo militante sírio, deixando a sua mãe e dois irmãos sem uma fonte estável de rendimento. Nascido cego de um olho e incapacitado após um acidente laboral, as suas opções de carreira eram mais limitadas. Graças ao Centro Cristão da Esperança, conseguiu uma bolsa para adquirir equipamentos para instalar um pequeno café, o que agora lhe proporciona um sustento para si e a sua família.

Este novo projecto em Damasco tem o apoio da Fundação AIS e baseia-se no trabalho de apoio anterior de outras organizações internacionais como a Caritas Polónia e a Oeuvre d’Orient. A AIS é uma fundação pontifícia internacional que presta assistência pastoral à Igreja que sofre ou é perseguida, especialmente no Médio Oriente.

Nos últimos 10 anos, a Fundação AIS contribuiu com cerca de 50 milhões de euros para a ajuda pastoral e espiritual da população cristã da Síria, para combater os efeitos da discriminação, da guerra e da pobreza.

Xavier Bisits | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt