SÍRIA: Portugueses dão resposta “fantástica” à campanha da Fundação AIS para distribuição de roupa a 30 mil crianças sírias

NOTÍCIAS

Segunda-feira · 20 Dezembro, 2021

“Esta é uma verdadeira Operação Natal”, diz a directora da Fundação AIS agradecendo a ajuda que os portugueses estão a dar à campanha para a distribuição de roupa quente a milhares de crianças cristãs na Síria. Trata-se de uma iniciativa da Irmã Annie Demerjian, da Congregação de Jesus e Maria, em que se pretende fazer chegar peças de roupa, nomeadamente calças de ganga e camisolas quentes, a cerca de trinta mil crianças.

Esta campanha, na sua simplicidade, diz muito sobre o nosso trabalho, o nosso compromisso junto das comunidades cristãs mais vulneráveis em todo o mundo. Se os cristãos da Síria estão nesse grupo, que dizer das crianças…”, acrescenta Catarina Martins de Bettencourt.

A grande adesão dos portugueses a esta “Operação Natal” levou também a própria Irmã Annie a enviar uma pequena mensagem de agradecimento “em nome das nossas crianças, famílias e grupos por toda a Síria, e também em nome das nossas irmãs, pelos maravilhosos presentes que deram às nossas crianças este Natal”. “Não imaginam a alegria e o sorriso nos seus rostos!…”, diz ainda esta religiosa que tem desenvolvido um trabalho notável junto da comunidade cristã síria.

A grande adesão dos portugueses a esta “Operação Natal” levou também a própria Irmã Annie a enviar uma pequena mensagem de agradecimento.

A iniciativa da Fundação AIS tem como objectivo minorar o sofrimento de crianças e jovens, que fazem parte do grupo mais vulnerável da população. De facto, a Síria é um país mergulhado em profundo sofrimento. Ao fim de uma década de conflito armado, o desespero das pessoas parece não ter fim. Falta quase tudo. Desde a alimentação aos cuidados básicos de saúde, passando pelo fornecimento de energia eléctrica… A crise é tão profunda que há relatos de famílias que sobrevivem a pão e água.

Metade da população, que era de 23 milhões de habitantes quando a guerra começou, em 2011, foi forçada a fugir. Cerca de 5,5 milhões vivem actualmente como refugiados na região, com uma grande presença no Líbano, enquanto outros 6,7 milhões estão deslocados dentro do próprio país, incluindo 2,5 milhões de crianças.

O Núncio Apostólico da Síria, Cardeal Mario Zenari, afirmou que 90% da população síria vive, actualmente, abaixo do limiar da pobreza. Por sua vez, o Padre Hugo Alaniz, do Vicariato Latino de Alepo, diz que “o número de indigentes está a aumentar significativamente”, e o Papa Francisco já denominou esta situação como um “escândalo”.

É neste contexto que se lançou, com o apoio directo da Ajuda à Igreja que Sofre, esta iniciativa solidária para com a população mais necessitada da Síria. “Não é fácil fazer chegar roupa quente a cerca de trinta mil crianças, mas com a ajuda de todos estamos a conseguir”, reconhece a directora do secretariado português da Fundação AIS.

Para fazer chegar a roupa às crianças foi necessário montar uma logística considerável que está a mobilizar não só as religiosas da Congregação de Jesus e Maria, mas toda uma rede de voluntários da Igreja Católica na Síria. Cerca de quatro dezenas de famílias cristãs estão a produzir as calças de ganga e as camisolas que vão ser distribuídas durante o período do Natal. Esse foi outro dos objectivos desta iniciativa: aliviar o magro rendimento de alguns agregados familiares com a encomenda especial destas peças de roupa.

Os portugueses têm vindo a manifestar um enorme carinho por mais esta iniciativa da Fundação AIS, o que é visível não só nas respostas individuais de benfeitores e amigos da instituição, mas também de movimentos, paróquias e grupos de fiéis que se têm vindo a juntar com o objectivo de apadrinharem também esta Operação de Natal.

As trinta mil crianças estão identificadas e encontram-se nas cidades de Damasco, Alepo, Homs, mas também em Kameshli, Hassakeh, Swidaa e Horan. Na mensagem de vídeo que fez questão de gravar no meio da azáfama da distribuição das peças de roupa, a Irmã Annie Demerjian tem palavras de agradecimento pela ajuda e pede que os cristãos portugueses não deixem nunca de rezar pela sua amada Síria. “Queremos agradecer-vos e desejar-vos um Natal abençoado esperando que o próximo ano venha cheio de paz e de saúde para todos e pedimos que continuem a rezar por nós. Deus vos abençoe!”

Também Catarina Martins de Bettencourt agradece a solidariedade que os portugueses têm manifestado a mais esta campanha da Ajuda à Igreja que Sofre. “Por vezes, as palavras quase que se banalizam, mas não há outra forma de agradecer a preciosa ajuda que tem vindo a ser dada à Fundação AIS para esta campanha para a distribuição de roupa quente para as crianças da Síria do que dizer muito obrigada! Em nome de todas as crianças cristãs da Síria, em nome das suas famílias e em nome também da Irmã Annie Demerjian, agradeço a solidariedade fantástica que os portugueses estão a dar a esta campanha e desejo a todos um Santo Natal.”

Não são brinquedos, nem guloseimas. Não são telemóveis, nem jogos de vídeo. São apenas calças e camisolas que fazem falta para os dias muito frios do Inverno na Síria. A prenda de Natal para cada uma das trinta mil crianças sírias custa apenas 11 euros. Está nas nossas mãos fazer com que elas passem um Inverno um pouco menos rigoroso.