SÍRIA: Fundação AIS lança campanha para a distribuição, neste Natal, de calças e camisolas a cerca de trinta mil crianças

SÍRIA: Fundação AIS lança campanha para a distribuição, neste Natal, de calças e camisolas a cerca de trinta mil crianças

NOTÍCIAS

SÍRIA: Fundação AIS lança campanha para a distribuição, neste Natal, de calças e camisolas a cerca de trinta mil crianças

Terça-feira · 30 Novembro, 2021

A Fundação AIS está a organizar este ano, em estreita colaboração com a Irmã Annie Demerjian, da Congregação de Jesus e Maria, uma enorme Operação de Natal em que se pretende distribuir peças de roupa, nomeadamente calças de ganga e camisolas quentes, a cerca de trinta mil crianças sírias.

A iniciativa tem como objectivo minorar o sofrimento de crianças e jovens, que fazem parte do grupo mais vulnerável da população síria, pois muitas crianças nasceram com o país já em guerra e não conhecem outra realidade que a da violência, das bombas, dos mortos e feridos.

De facto, a Síria é um país mergulhado em profundo sofrimento. Ao fim de uma década de conflito armado, o desespero das pessoas parece não ter fim. Falta quase tudo na Síria. Desde a alimentação aos cuidados básicos de saúde. A crise é tão profunda que há famílias que só sobrevivem a pão e água.

SÍRIA: Fundação AIS lança campanha para a distribuição, neste Natal, de calças e camisolas a cerca de trinta mil crianças
A Fundação AIS está a organizar este ano uma enorme Operação de Natal.

Da Síria chegam-nos relatos dramáticos que o mundo não pode ignorar. Há cerca de um milhão de crianças órfãs e muitas foram forçadas até a combater na guerra. Deveriam estar na escola mas colocaram-lhes armas nas mãos. Há crianças, muitas crianças traumatizadas na Síria.

Metade da população deste país, que era de 23 milhões de habitantes quando a guerra começou, em 2011, foi forçada a fugir. Destes, cerca de 5,5 milhões vivem como refugiados na região, enquanto outros 6,7 milhões estão deslocados dentro do próprio país, incluindo 2,5 milhões de crianças.

O Núncio Apostólico da Síria, Cardeal Mario Zenari, afirmou já que 90 por cento da população vive, actualmente, abaixo do limiar da pobreza. O Padre Hugo Alaniz, do Vicariato Latino de Alepo, diz que “o número de indigentes está a aumentar significativamente” na Síria, e o Papa Francisco já denominou esta situação como um “escândalo”.

É neste contexto que a Irmã Annie Demerjian, da Congregação de Jesus e Maria, lançou mais uma iniciativa solidária para com a população mais necessitada da Síria. A ideia é oferecer roupa quente a cerca de trinta mil crianças.

Não são brinquedos, nem guloseimas. São calças e camisolas que fazem falta para os dias muito frios de Inverno da Síria. A Irmã Annie pede-nos ajuda. Ela sabe quem são essas crianças. Sabe onde vivem. Elas estão em Damasco, Alepo, Homs, Kameshli, Hassakeh, Swidaa e Horan.

Dada a importância e a urgência desta campanha, várias dioceses portuguesas manifestaram já à Fundação AIS a vontade de ajudarem directamente na sua divulgação nomeadamente através dos meios de comunicação social da Igreja.

A Irmã Annie só precisa mesmo da nossa ajuda para poder oferecer a cada uma destas cerca de trinta mil crianças a prenda de Natal de que elas mais precisam. Ajudar a Irmã Annie Demerjian custa apenas 11 euros. Ela pode contar consigo?

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

PARTILHAR ESTE ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.