SÍRIA: Arcebispo de Homs fala de pessoas em “absoluto desespero” e a “vaguear pelas ruas”

D. Jean Abdo Arbach lança um apelo à comunidade internacional para ajudar a Síria que foi atingida por um violentíssimo sismo que já causou centenas de mortos e que está a deixar milhares de pessoas em profunda angústia…

“Esperemos que o terramoto abale e abra o coração da comunidade internacional e de todos os líderes mundiais, para que ajudem a Síria e não se esqueçam das pessoas que sofrem.” As palavras são do Arcebispo de Homs.

Horas depois de a Síria ter sido atingida por um sismo de magnitude 7.8 na escala de Richter, D. Jean Abdo Arbach descreve, através da Fundação AIS, o estado de desespero em que se encontram as populações, em especial nas cidades e regiões mais afectadas, como é o caso de Alepo, Idlib, Lattakia, Hamã ou Tartous, por exemplo.

“A população está num estado de absoluto desespero e angústia. Há pessoas a vaguear pelas ruas, sem saber para onde ir, e à procura desesperada de familiares e amigos. Muitas pessoas morreram ou estão desaparecidas”, disse o arcebispo, que é também director da delegação da Cáritas na Síria, à Fundação AIS Internacional.

O sismo ocorre numa altura em que a Síria vive tempos muito duros, com falhas constantes no fornecimento de electricidade e de combustíveis, o que tem agravado, e muito, as condições de sobrevivência das populações.

Face a este cenário, o Arcebispo pediu “ajuda urgente” pois haverá milhares de pessoas que ficaram em situação sem-abrigo e que têm agora de enfrentar o frio rigoroso do Inverno que se faz sentir nesta altura do ano na Síria.

A Fundação AIS está a avaliar continuamente a situação, recolhendo o máximo de informação possível junto dos seus parceiros no terreno sobre as necessidades imediatas da Igreja local, para que esta possa cumprir com a sua missão de ajuda de emergência a estas populações. O apoio alimentar através de cantinas paroquiais, ajuda aos idosos e auxílio médico, são projectos da Fundação AIS que ganham agora, neste contexto de desastre que se vive na Síria uma importância ainda maior.

Relatório da Liberdade Religiosa

Mais de 11 anos após o início da guerra na Síria, o país continua a ser fortemente afectado. Embora os combates tenham diminuído significativamente e o autoproclamado Estado Islâmico tenha sido expulso como força territorial, a Síria continua dividida a nível regional, o que afecta profundamente a liberdade religiosa.

SÍRIA

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.