SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Central de energia solar oferecida pela AIS permite à rádio diocesana funcionar 24 horas por dia

NOTÍCIAS

Terça-feira · 12 Abril, 2022

“Às vezes, nem consigo dormir”, diz o Padre Rafael, director da Rádio Jubilar, perante os inúmeros problemas e dificuldades que se colocam todos os dias para que a emissora diocesana funcione de forma ininterrupta. A falta de meios técnicos e de recursos financeiros têm sido obstáculos de monta para quem deseja que a rádio diocesana de São Tomé e Príncipe cumpra com a sua missão, sem paragens, sempre no ar, mesmo que, por exemplo, possa faltar a electricidade na região. O que não é incomum.

Muitos dos pesadelos do Padre Rafael Bruno Ferreira, de 32 anos, natural de Minas Gerais, Brasil, terminaram no dia 26 de Março com a inauguração não só das novas instalações da Rádio Jubilar, como da central de energia solar, um equipamento com 26 painéis e 24 baterias que garante a total autonomia energética da estação radiofónica, permitindo que as emissões estejam asseguradas vinte quatro horas sobre vinte e quatro horas.

A central de energia solar foi patrocinado pela Fundação AIS. O Padre Rafael conta como tudo aconteceu. “Foi feito um pedido ainda no ano de 2019, porque aqui, em São Tomé, temos muita falta de energia, mas agora já não dependemos mais da rede pública…”

A falta de meios técnicos e de recursos financeiros têm sido obstáculos de monta para quem deseja que a rádio diocesana de São Tomé e Príncipe cumpra com a sua missão.

E a verdade é que a rádio mudou. Está agora de cara lavada, tem novas instalações até ganhou um acesso independente. “A rádio estava numa situação muito decadente, o acesso às instalações, por exemplo, só se fazia através de uma escada interior, que obrigava a passar pelo salão paroquial, por salas de aulas, o que criava grandes constrangimentos, especialmente aos convidados. Uma das obras realizadas foi a de dotar a rádio de um acesso externo, independente”. Explica o Padre Rafael. E foi logo à entrada do edifício que foi construída a central de energia fotovoltaica, de energia solar, projecto patrocinado exclusivamente pela Ajuda à Igreja que Sofre.

O Padre Rafael não se cansa de agradecer o apoio recebido pela instituição pontifícia. “Hoje, a Rádio Jubilar funciona 24 por 24 horas. Antes, em qualquer momento em que a energia pública fosse desligada, a rádio também deixava de funcionar. Passámos várias vezes por vários constrangimentos… uma missa estando a ocorrer na Igreja da Sé e do nada a ser interrompida devido à falta de energia… Agora não. Seja durante o dia, seja durante a noite, graças à energia solar patrocinada pela AIS nós temos energia 24 por 24 horas.”

Pode parecer pouco, mas ali isto faz toda a diferença. Ali, em São Tomé e Príncipe, um país habituado a pertencer aos ‘rankings’ dos mais pobres do mundo e que, segundo dados do Banco Mundial, tem cerca de um terço da sua população de 215 mil habitantes a viver com menos de 1,75 euros por dia. A inauguração do novo equipamento foi a 26 de Março com a presença do Bispo, D. Manuel António dos Santos, e perante as mais altas individualidades locais. Não foi só inaugurada a central fotovoltaica. Foram também abençoadas, pelo Bispo, as instalações do centro de formação e equipamentos doados pela Conferência Episcopal Italiana, como microfones, um processador de áudio, mesas de mistura e caixas de som, que são essenciais para o funcionamento de uma rádio.

Sinal também do esforço enorme que está a ser feito para dar uma vida nova à rádio da Diocese de São Tomé e Príncipe, as autoridades concederam-lhe finalmente o tão almejado “alvará” que permite o funcionamento de forma legal durante os próximos dez anos. “A Rádio Jubilar funcionou sem alvará oficial de reconhecimento do Estado”, explica o Padre Rafael à Fundação AIS. Mas tudo mudou a 28 de Setembro de 2021. “O secretário de Estado da Comunicação concedeu-nos o alvará de licença que vale por um período de 10 anos. Isso é uma das grandes conquistas da nossa casa e que nos dá garantias de um funcionamento que qualquer rádio precisa de ter.”

Mesmo com alvará, novos estúdios, novo equipamento e uma central de energia solar, o Padre Rafael Ferreira continua a ter insónias. “A nossa Rádio Jubilar tem bastantes necessidades financeiras para o seu dia-a-dia, até para manter os funcionários não é nada fácil. E quando avaria algum equipamento já é uma dificuldade enorme pensar como repará-lo. Às vezes, nem consigo dormir pensando se algum destes equipamentos se avaria, como fazer a troca, uma vez que a Rádio mal tem condições para manter os seus colaboradores…”

Continua a não ser fácil manter a rádio a funcionar, mas agora, pelo menos, como diz o Padre Rafael, é o único meio de comunicação social, incluindo a estação de televisão local, a fazer uso da energia solar e a não depender das incertezas da rede pública de electricidade. A ajuda da Fundação AIS foi determinante para esta nova vida da Rádio Jubilar, mas a Igreja tem muitas outras necessidades neste país africano de língua oficial portuguesa. “Sabemos que a AIS colabora com muitos outros projectos aqui na República de São Tome e Príncipe… O puderem colaborar connosco é sempre bem-vindo, este é um país completamente necessitado das ajudas externas e contamos sempre com vocês. Então, o meu muito obrigado em nome do povo de Deus daqui de São Tomé e Príncipe.”