A Red Week, a Semana Vermelha, uma iniciativa internacional da Fundação AIS de sensibilização para o drama da perseguição religiosa, vai ter início já este sábado, dia 18, em Portugal, no Santuário do Cristo-Rei, com a presença do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal.
Vai ser já amanhã, dia 18 de Novembro, no Santuário do Cristo Rei, em Almada, que irá arrancar mais uma ‘RedWeek’, a Semana Vermelha, uma iniciativa internacional da Fundação AIS que tem como objectivo a sensibilização da sociedade para o drama da perseguição religiosa no mundo e muito particularmente da comunidade cristã.
O evento, que terá a presença do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, terá início pelas 16 horas com a apresentação por Catarina Martins de Betttencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS, e Paulo Aido, jornalista da instituição, do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo [RLRM], documento que é produzido a nível internacional por uma equipa pluridisciplinar de especialistas da fundação pontifícia. Uma hora mais tarde, será celebrada uma Missa – presidida pelo Padre José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal – em memória de todos os que sofrem a violência por causa da sua fé, e depois proceder-se-á à iluminação de vermelho – a cor do sangue dos mártires –, do monumento ao Cristo Rei, dando assim, formalmente início à ‘RedWeek’.
PORTO, BRAGA, ÉVORA…
Estas ações de sensibilização da opinião pública vão prosseguir um pouco por todo o país, ao longo dos próximos dias, estando para já agendada a apresentação também do RLRM na Diocese do Porto, na Paróquia das Antas, dia 21, pelas 21h30; e no dia 24, na Arquidiocese de Braga, no Centro Pastoral, pelas 11h. Ainda na sexta-feira, pelas 19h, será a vez da Arquidiocese de Évora acolher, na Igreja de Santa Clara, a apresentação do Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo.
Como em anos anteriores, algumas paróquias já manifestaram o desejo de participar nesta acção de sensibilização para a questão da liberdade religiosa, iluminando de vermelho as fachadas das respectivas igrejas.
Até ao momento, estão confirmadas a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Porto; a Paróquia da Ramada, no Patriarcado de Lisboa; a Basílica dos Congregados e as igrejas de S. Victor, Senhora -a-Branca, S. Lázaro e o Oratório de Nossa Senhora da Torre além da Junta de Freguesia de S. Victor, todas em Braga. Toda a informação sobres esta iniciativa da Fundação AIS está disponível e sempre actualizada em fundacao-ais.pt/redweek.
Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt