PORTUGAL: “Vivemos a ameaça de uma guerra mundial”, diz Cardeal Marto apelando à oração do Terço com as crianças

O Cardeal António Marto, que vai presidir no próximo dia 18 de Outubro à oração do Terço com as crianças pela paz na Capelinha das Aparições em Fátima, iniciativa promovida a nível internacional pela Fundação AIS, alerta para a “situação trágica” que se está a viver com a “ameaça de uma guerra mundial”, situação a que “ninguém pode ficar indiferente”, e que temos todos de ouvir “o grito das vítimas”.

É já dia 18 de Outubro. A Fundação AIS está a organizar a nível mundial mais uma grande jornada de oração do Terço pela paz com as crianças, e a Capelinha das Aparições, em Fátima, volta a ser o ponto central desta iniciativa que tem como propósito juntar mais de 1 milhão de crianças. O Cardeal António Marto, Bispo Emérito de Fátima, que vai presidir uma vez mais a este momento de oração no Altar do Mundo, sublinha a importância deste gesto no lugar onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos e onde deixou precisamente o apelo para que se rezasse o Terço pela paz. “Quero antes de mais congratular-me com esta iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre que desde há vários anos vem realizando e correspondendo a um pedido de Nossa Senhora aqui em Fátima, aos pastorinhos, para rezarem o Terço pela paz”, diz o prelado numa mensagem vídeo que fez questão de enviar para a Fundação AIS em que assinala a situação extremamente preocupante que se vive no mundo com a profusão inquietante de guerras e conflitos armados.

“Estamos a viver uma situação dramática e trágica a nível mundial com a ameaça de facto de uma guerra mundial já em episódios, que nos entra pela casa dentro através dos ecrãs da televisão e nos faz ver os horrores da guerra diante dos quais ninguém pode ficar indiferente”, referiu D. António Marto, lembrando a urgência de se acolher o pedido de Nossa Senhora para se rezar pela paz. “Esse espectáculo que nos é dado a ver toca profundamente o coração, faz-nos sentir a dor do coração. E por isso se torna mais urgente acolher o pedido de Nossa Senhora como Mãe e Rainha da Paz, como também disse São João Paulo II aqui em Fátima, foi a dor de mãe que a fez falar porque está em jogo a sorte dos filhos.”

OUVIR “O GRITO DAS VÍTIMAS”

Na mensagem enviada para a Fundação AIS, o Cardeal Marto diz que este é um tempo de mobilização, que ninguém se pode resignar face à fatalidade da guerra e que é necessário escutar o grito das vítimas. “Não podemos resignar-nos à guerra, não podemos deixar-nos vencer pela guerra, e mesmo que não estejamos no campo de batalha, estamos aqui, na rectaguarda, e fazemos pelo menos aquilo que podemos e somos chamados a fazer como cristãos, de ouvir o grito das vítimas e levantar a nossa súplica a Nossa Senhora para que escute esta súplica que sobe do coração das crianças que têm ainda um coração puro e desarmado, mas também dos jovens, dos pobres, de todos aqueles que se querem associar a esta oração pela paz”, disse D. António Marto.

As palavras do Bispo Emérito de Fátima são muito importantes e colocam a jornada de oração “1 Milhão de Crianças rezam o terço pela Paz”, que é organizada a nível internacional pela Fundação AIS, como uma iniciativa fundamental para os dias que correm em que o mundo assiste a guerras na Ucrânia, em pela Europa, mas também no Líbano, na Faixa de Gaza, no Sudão, em Mianmar e em tantos outros lugares.

Não podemos resignar-nos à guerra, não podemos deixar-nos vencer pela guerra”

FORÇA DA FÉ CONTRA PODER DAS ARMAS

No ano passado, e pela primeira vez, houve mais de 1 milhão de inscritos nos vários secretariados que a fundação pontifícia tem espalhados pelo mundo. Foram pessoas oriundas de cerca de 80 países de todos os continentes. Este ano, o objectivo é fazer crescer ainda mais esse número. Catarina Martins de Betttencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS, reiterou já este compromisso, o que implica a mobilização também de cada vez mais pessoas. “Depois de teremos ultrapassado o número mágico de 1 milhão de participantes inscritos, o que significa que terão sido provavelmente mais pessoas, pois muitas nunca se inscrevem neste tipo de iniciativas, o nosso objectivo este ano é fazer crescer esta jornada de oração, juntando mais colégios, grupos de catequese, paróquias, famílias, fazendo deste dia um enorme clamor pela paz no mundo”, explica a responsável.

Pelo 19º ano consecutivo, esta iniciativa, que mobiliza os 23 secretariados internacionais da Fundação AIS, procura ser como que “um alerta para os responsáveis das nações para que compreendam que as crianças não querem mesmo viver num mundo em guerra, com pessoas em lágrimas, com milhões de deslocados e refugiados, com multidões em sofrimento”, sintetiza Catarina Bettencourt. E este ano, tal como já aconteceu nas edições anteriores, o Santuário de Fátima colabora com a Fundação AIS nesta iniciativa, colocando a Capelinha das Aparições onde o Terço vai ser rezado por crianças às 18:30 horas, como o centro espiritual do mundo no próximo dia 18 de Outubro. No site da Fundação AIS está disponível o acesso a materiais de apoio para paróquias, escolas, grupos de crianças e famílias. Estes materiais contêm, por exemplo, instruções sobre como rezar o Terço e ainda um cartaz para ajudar a divulgar a iniciativa a nível local. Dia 18 de Outubro, as crianças querem mostrar que a força da fé tem mais poder do que todas as armas do mundo.

Paulo Aido, Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt