PORTUGAL: Terrorismo, guerra e intolerância religiosa são temas dos documentários da AIS para ver em Agosto no programa Ecclesia

Os desafios, dramas e anseios que se colocam às comunidades cristãs na República Centro-Africana, Paquistão, Burquina Fasso, Albânia e Bielorrússia, são o tema central de cinco documentários que a Fundação AIS vai exibir em Agosto e na primeira semana de Setembro no programa Ecclesia, na RTP2.

São cinco viagens a cinco países mas com dezenas de protagonistas. Durante o mês de Agosto e na primeira semana de Setembro e sempre às quartas-feiras, os telespectadores da RTP2 do programa “Fé dos Homens”, da Agência Ecclesia, vão poder assistir a histórias contadas na primeira pessoa sobre o que significa a perseguição religiosa, mas também a coragem e a ousadia dos que, apesar dos perigos, não renunciam à sua fé.

São cinco viagens a cinco países em três continentes. Equipas da Fundação AIS estiveram na República Centro-Africana, Paquistão, Burquina Fasso, Albânia e Bielorrússia e escutaram os lamentos, os apelos e as memórias de cristãos que, nesses países, têm enfrentado a violência do terrorismo, da guerra, e da intolerância religiosa.

O primeiro documentário a ser exibido [7 de Agosto] é “Quando a vingança se torna lei”, sobre a República Centro-Africana. Este país está praticamente em guerra desde 2013, com bandos armados que lutam entre si. Pelo meio, estão as populações indefesas e aterrorizadas. Em muitos locais, a violência tem impedido a vida normal do dia-a-dia. Escolas fechadas, paróquias fechadas, pessoas em fuga. No entanto, para a Igreja, é preciso dar oportunidade à paz. Mas não será fácil esse caminho.

Na semana seguinte [14 Agosto], os telespectadores são convidados a viajar até ao Paquistão onde os cristãos têm enfrentado situações de violência extrema causada pela intolerância religiosa. No documentário “Gawat – Testemunho”, é dada voz a algumas jovens e raparigas que conheceram na pele o que significa a discriminação neste país onde o flagelo da lei da blasfémia está também muito presente no dia-a-dia. Uma das histórias é a de Sadat, uma rapariga cristã paquistanesa de apenas 12 anos que foi raptada, abusada sexualmente e forçada a casar e a converter-se ao Islão.

TERRORISMO E MEMÓRIAS DO COMUNISMO

Outro dos documentários da Fundação AIS, que será exibido na quarta-feira 21 de Agosto, centra-se no Burquina Fasso, um país africano onde a ameaça terrorista sobre as populações tem-se revelado mais dramática. Assiste-se aqui à fuga de populações inteiras face à ameaça cada vez mais frequente e brutal de grupos jihadistas que estão cada vez mais fortes em África, embora esta seja uma realidade praticamente desconhecida no Ocidente. São grupos jihadistas que olham com desprezo e ameaçam todos os que não seguem o Islão radical. É o que acontece, por exemplo, com os cristãos. Este vai ser o tema para desenvolver no documentário “Os Deslocados”.

Os dois últimos documentários levam-nos numa viagem no tempo até dois países onde a ditadura comunista deixou marcas profundas na memória de muitos cristãos. É o caso da Albânia. Este chegou a ser declarado como o único Estado ateu no mundo. Foram tempos de perseguição feroz aos cristãos e de obscurantismo. Foram tempos de miséria desde 1945 até 1990. Os cristãos foram particularmente perseguidos. Mas resistiram.

A religião foi proibida mas a fé continuou, clandestinamente. O padre franciscano Angelo de Padova está na Albânia já há alguns anos mas é ainda raro o dia em que não se surpreende com histórias desses tempos, com relatos do que aconteceu nesses anos duros. Este vai ser o tema principal do documentário “Angelo”, a ser exibido na RTP2 no dia 28 de Agosto.

Na semana seguinte, os telespectadores são convidados a viajar até à Bielorrússia. Tal como na Albânia, durante demasiado tempo no mundo soviético Deus foi quase um interdito. Rezar era perigoso, muitas igrejas e conventos e seminários foram encerrados e transformados em armazéns, oficinas, até pavilhões desportivos. Tudo podia acontecer por lá menos rezar. Foi assim também na Bielorrússia. Foi assim até à queda do regime no início da década de noventa do século passado. Desde então, há todo um caminho que tem vindo a ser trilhado.

Este vai ser um tema para desenvolver no documentário “Sementes de Fé”, a ver na quarta-feira, 4 de Setembro, o último desta série de Verão da Fundação AIS para ver no programa da Agência Ecclesia, na RTP2.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt