PORTUGAL: Papa Francisco apela à oração do Terço pela paz com a Fundação AIS no próximo dia 18 de Outubro

“Obrigado a todas as crianças que estão a participar e unamo-nos a elas”, disse ontem o Papa Francisco, incentivando os cristãos em todo o mundo a juntarem-se à Fundação AIS na jornada de oração “1 Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”, que se vai realizar na próxima sexta-feira, dia 18 de Outubro.

O Papa Francisco apelou ontem directamente aos cristãos em todo o mundo para participarem na jornada de oração do Terço pela Paz que a Fundação AIS está a promover a nível internacional e que se vai realizar na próxima sexta-feira, dia 18 de Outubro.

O Santo Padre falou desta iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre logo após ter recordado o “aniversário da última aparição em Fátima”, a 13 de Outubro de 1917, e que se celebrou ontem, domingo, apelando à oração pela paz. “À intercessão de Nossa Senhora confiamos a martirizada Ucrânia, o Mianmar, o Sudão, os outros povos que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, disse Francisco, desde a janela do apartamento pontifício, logo após a recitação do Ângelus.

E foi então, dirigindo-se aos milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro e a todos os que seguiam as suas palavras em todo o mundo através dos meios de comunicação social, que Francisco lançou o convite para se rezar pela paz “por intercessão de Nossa Senhora”, recordando que é já na próxima sexta-feira que a Fundação AIS promove a iniciativa ‘Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz’.

“Obrigado a todas as crianças que estão a participar, juntemo-nos a elas.”

OS ALERTAS DE D. ANTÓNIO MARTO

Será em Portugal, na Capelinha das Aparições, que vai acontecer um dos momentos mais simbólicos desta jornada de oração que é organizada por todos os secretariados que a Fundação AIS tem espalhados pelo mundo. Na próxima sexta-feira, pelas 18:30 horas, um grupo de crianças vai rezar o Terço no lugar onde Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos, numa oração que será presidida pelo bispo emérito de Leiria-Fátima.

Tal como no ano passado, o cardeal D. António Marto vai colaborar com esta iniciativa da Fundação AIS e fez questão, uma vez mais também, de chamar a atenção para a importância de se rezar pela paz num mundo conturbado por guerras em diversos continentes. “Estamos a viver uma situação dramática e trágica a nível mundial com a ameaça de facto de uma guerra mundial já em episódios, que nos entra pela casa dentro através dos ecrãs da televisão e nos faz ver os horrores da guerra diante dos quais ninguém pode ficar indiferente”, referiu D. António Marto, numa mensagem vídeo enviada para a AIS, em que lembrou a urgência de se acolher o pedido de Nossa Senhora para se rezar pela paz.

Esse espectáculo que nos é dado a ver toca profundamente o coração, faz-nos sentir a dor do coração. E por isso se torna mais urgente acolher o pedido de Nossa Senhora como Mãe e Rainha da Paz, como também disse São João Paulo II aqui em Fátima, foi a dor de mãe que a fez falar porque está em jogo a sorte dos filhos.”

O Cardeal Marto diz ainda que este é um tempo de mobilização, que ninguém se pode resignar face à fatalidade da guerra e que é necessário escutar o grito das vítimas. “Não podemos resignar-nos à guerra, não podemos deixar-nos vencer pela guerra, e mesmo que não estejamos no campo de batalha, estamos aqui, na rectaguarda, e fazemos pelo menos aquilo que podemos e somos chamados a fazer como cristãos, de ouvir o grito das vítimas e levantar a nossa súplica a Nossa Senhora para que escute esta súplica que sobe do coração das crianças que têm ainda um coração puro e desarmado, mas também dos jovens, dos pobres, de todos aqueles que se querem associar a esta oração pela paz”, disse D. António Marto na mensagem vídeo.

MAIS DE 1 MILHÃO DE CRIANÇAS

No ano passado, e pela primeira vez, houve mais de 1 milhão de inscritos nos vários secretariados que a fundação pontifícia tem espalhados pelo mundo. Foram pessoas oriundas de cerca de 80 países de todos os continentes. Este ano, o objectivo é fazer crescer ainda mais esse número.

Catarina Martins de Betttencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS, reiterou já este compromisso, o que implica a mobilização também de cada vez mais pessoas. “Depois de teremos ultrapassado o número mágico de 1 milhão de participantes inscritos, o que significa que terão sido provavelmente mais pessoas, pois muitas nunca se inscrevem neste tipo de iniciativas, o nosso objectivo este ano é fazer crescer esta jornada de oração, juntando mais colégios, grupos de catequese, paróquias, famílias, fazendo deste dia um enorme clamor pela paz no mundo”, explica a responsável.

Esta iniciativa, que mobiliza os 23 secretariados internacionais da Fundação AIS e que decorre já pelo 19º ano consecutivo, procura ser como que “um alerta para os responsáveis das nações para que compreendam que as crianças não querem mesmo viver num mundo em guerra, com pessoas em lágrimas, com milhões de deslocados e refugiados, com multidões em sofrimento”, sintetiza Catarina Bettencourt.

E este ano, tal como já aconteceu nas edições anteriores, o Santuário de Fátima colabora com a Fundação AIS nesta iniciativa, colocando a Capelinha das Aparições onde o Terço vai ser rezado por crianças como o centro espiritual do mundo. Além do Santuário, a jornada de oração conta com o apoio activo, por exemplo, da Rede Mundial de Oração do Papa, Apostolado Mundial de Fátima, Agência Ecclesia, Revista Audácia, TV e Rádio Canção Nova e Rádio Maria, que vão transmitir o Terço em directo. Também a Fundação AIS vai transmitir o Terço desde a Capelinha das Aparições para todo o mundo através das redes sociais.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt