NOTÍCIAS
PORTUGAL: História das aparições da Virgem Maria relatadas em livro com a chancela da Fundação AIS
Fátima, Pontmain, Banneux, Lourdes… todos estes lugares passaram a ser conhecidos em todo o mundo por neles terem ocorrido aparições de Nossa Senhora. Dar a conhecer o essencial desses encontros da Mãe de Deus com a humanidade é o propósito de um livro que tem a chancela da Fundação AIS e que é lançado hoje, dia 13 de Maio, uma data carregada de enorme simbolismo.
José Manuel Díez Quintanilla, o autor, aproveitou o primeiro confinamento para investigar, meditar e escrever sobre estas aparições dando origem assim a este livro: “As Aparições da Virgem Maria – Doutrina e História”.
O Padre Marco Luís, no texto de apresentação da obra, acrescenta que o autor além de ter estudado e meditado sobre as aparições, também rezou sobre “as nove mais importantes aparições da Virgem Maria com a sua doutrina e história”.
Entre os dois, Padre Marco Luís e José Quintanilla, há além da devoção especial a Nossa Senhora outro ponto em comum: a Rádio Maria que também inicia as suas emissões em Portugal neste dia 13 de Maio. O Padre Marco Luís é o director editorial da rádio em Portugal, e Quintanilla é o presidente da mesma emissora em Espanha.
O livro estuda e compara nove aparições de Nossa Senhora. É um relato também da história da profunda devoção que a humanidade tem devotado à Virgem Maria. Começando pela primeira aparição, com a vinda de Nossa Senhora desde a Palestina a Saragoça para pedir ao Apóstolo São Tiago que construísse ali uma igreja, o livro segue depois, em ordem cronológica, primeiro em Guadalupe, depois no séc. XIX em França. São as aparições de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em 1830; de Nossa Senhora de La Salette, em 1846; de Nossa Senhora de Lourdes, em 1856; e de Nossa Senhora da Esperança, em Pontmain, em 1871.
Depois vem Portugal, com as aparições em Fátima, aos três pastorinhos, que tiveram início precisamente num dia 13 de Maio no já longínquo ano de 1917, e terminando, o livro, com duas aparições na Bélgica: em Beauraing, em 1932; e em Banneux, em 1933.
O livro procura ser “um itinerário das aparições de Nossa Senhora com predominância nos últimos séculos e em continente europeu, com um forte denominador comum de apelo à conversão”, explica o padre Marco Luís na apresentação da obra onde vamos também encontrar um pequeno texto do Bispo de San Sebastián, uma diocese de Espanha. Diz José Ignacio Munilla, lembrando palavras de São Paulo VI, que “para ser cristão há que ser mariano”… Por isso também a importância deste livro que ganha a luz do dia numa data tão especial na história das aparições de Nossa Senhora.
A apresentação está agendada para hoje, 13 de Maio às 21h30, em directo desde o auditório da Rádio Renascença, em Lisboa, em sessão via Zoom, e contará com a presença de João Osório de Castro, presidente da Rádio Maria em Portugal, do autor, José Manuel Diez Quintanilla, e da directora da Ajuda à Igreja que Sofre em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt.
PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt