PORTUGAL: Fundação AIS convoca as crianças de todo o mundo para rezarem hoje o Terço pela paz

Crianças em todos os continentes vão estar hoje unidas em oração do Terço pela paz. A iniciativa da Fundação AIS, que no ano passado juntou mais de 1 milhão de crianças, já mereceu o incentivo do Papa Francisco e vai ter o seu momento mais simbólico na Capelinha das Aparições, em Fátima, lembrando precisamente as palavras de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

Dos Estados Unidos à Austrália, de Moçambique ao Brasil, do Canadá a Espanha, do México a Portugal, vão ser muitos os países em que as crianças vão hoje rezar o Terço pela Paz. Trata-se de uma iniciativa internacional da Fundação AIS que mereceu até palavras de incentivo do Santo Padre.

No domingo passado, logo após a oração do Ângelus, o Papa Francisco depois de ter recordado a última aparição em Fátima, a 13 de Outubro de 1917, referiu-se expressamente à Ajuda à Igreja que Sofre e convidou também as crianças de todo o mundo a se juntarem neste enorme coro pela paz. “Obrigado a todas as crianças que estão a participar, juntemo-nos a elas”, disse o Santo Padre.

Nas últimas semanas, com o aproximar do momento mais aguardado, têm-se somado os sinais de uma grande adesão a esta jornada de oração com as crianças que acontece hoje, dia 18 de Outubro. Tem sido assim nos vários países onde a Fundação AIS tem os seus secretariados e tem sido também assim em Portugal. Por cá, são já muitas as Dioceses e comunidades que se estão a mobilizar. Na Arquidiocese de Évora, por exemplo, o próprio Arcebispo, D. Francisco Senra Coelho, exortou os párocos a “unirem-se a esta louvável iniciativa da AIS”, tal como “todas as comunidades religiosas masculinas e femininas, novas comunidades de vida, movimentos, associações e obras eclesiais da Arquidiocese”. No seu apelo, o prelado de Évora incentivou também os santuários locais a “uma renovada vigilância na oração”, e deixou ainda uma recomendação especial às comunidades contemplativas presentes na arquidiocese a unirem-se “na oração Mariana por esta grave e urgente intenção a favor da paz”.

Tal como Évora, outras dioceses têm empenhado os seus meios de comunicação social na divulgação desta iniciativa da Fundação AIS apelando a uma mobilização geral. Foi assim no Funchal, em Leiria-Fátima ou no Porto, por exemplo, tal como nas entidades que estão mais directamente envolvidas na promoção/organização do evento.

A Agência Ecclesia, da Igreja Católica, já publicou diversas notícias, tendo entrevistado inclusivamente a própria directora da Fundação AIS em Portugal. Também o jornal Voz da Fátima, publicação oficial do Santuário mariano, dedicou um grande espaço a esta iniciativa da Fundação AIS citando o Cardeal António Marto, em que o prelado emérito da Diocese de Leiria-Fátima alerta para a importância deste gesto de oração das crianças pela paz.

“SITUAÇÃO DRAMÁTICA” no mundo

O cardeal D. António Marto referiu, nessa mensagem, previamente enviada para a Fundação AIS, que o mundo atravessa tempos muito complexos e que existe uma ameaça concreta de uma guerra mundial.

Estamos a viver uma situação dramática e trágica a nível mundial com a ameaça de facto de uma guerra mundial já em episódios, que nos entra pela casa dentro através dos ecrãs da televisão e nos faz ver os horrores da guerra diante dos quais ninguém pode ficar indiferente.”

As palavras de D. António Marto lembram a urgência de se acolher o pedido de Nossa Senhora para se rezar pela paz. “Não podemos resignar-nos à guerra, não podemos deixar-nos vencer pela guerra, e mesmo que não estejamos no campo de batalha, estamos aqui, na rectaguarda, e fazemos pelo menos aquilo que podemos e somos chamados a fazer como cristãos, de ouvir o grito das vítimas e levantar a nossa súplica a Nossa Senhora para que escute esta súplica que sobe do coração das crianças que têm ainda um coração puro e desarmado, mas também dos jovens, dos pobres, de todos aqueles que se querem associar a esta oração pela paz”, disse o prelado na referida mensagem.

As palavras do bispo emérito de Leiria-Fátima são particularmente relevantes pois será ele que, tal como no ano passado, irá presidir hoje, às 18:30 horas, à oração do Terço pela Paz na Capelinha das Aparições, precisamente o local onde a Virgem apareceu aos Pastorinhos.

MAIS DE 1 MILHÃO DE CRIANÇAS

No ano passado, e pela primeira vez desde que este evento é organizado, mais de 1 milhão de crianças se inscreveram em todo o mundo como participantes desta iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre. Este ano, como já explicou a directora do secretariado nacional da Fundação AIS, o objectivo é fazer crescer ainda mais esse número.

“Depois de teremos ultrapassado o número mágico de 1 milhão de participantes inscritos, o que significa que terão sido provavelmente mais pessoas, pois muitas nunca se inscrevem neste tipo de iniciativas, o nosso objectivo este ano é fazer crescer esta jornada de oração, juntando mais colégios, grupos de catequese, paróquias, famílias, fazendo deste dia um enorme clamor pela paz no mundo.”

Esta iniciativa, que mobiliza os 23 secretariados internacionais da Fundação AIS, procura ser “um alerta para que os responsáveis das nações compreendam que as crianças não querem mesmo viver num mundo em guerra, com pessoas em lágrimas, com milhões de deslocados e refugiados, com multidões em sofrimento”, concluiu a responsável do secretariado nacional da AIS. E este ano, tal como já aconteceu nas edições anteriores, o Santuário de Fátima colabora com a Fundação AIS nesta iniciativa, colocando a Capelinha das Aparições onde o Terço vai ser rezado com as crianças como o centro espiritual do mundo.

Além do Santuário, a jornada de oração conta ainda com o apoio activo, por exemplo, da Rede Mundial de Oração do Papa, Apostolado Mundial de Fátima, Agência Ecclesia, Revista Audácia, TV e Rádio Canção Nova e Rádio Maria, que vão transmitir o Terço em directo. Também a Fundação AIS vai transmitir o Terço desde a Capelinha das Aparições para todo o mundo através das redes sociais.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt