PORTUGAL: Em homenagem ao Ano de São José, Fundação AIS apoia iniciativas da Igreja em vários países do mundo

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 19 Março, 2021

Ucrânia, Rússia, Líbano, Madagáscar ou Uruguai são países onde é possível encontrar a presença solidária da AIS em iniciativas concretas da Igreja junto dos mais pobres, dos mais necessitados e dos que mais sofrem, relacionados de alguma forma com o Ano de São José que o Papa Francisco proclamou no final de 2020 e que se vai prolongar até 8 de Dezembro.

Na ilha de Madagáscar, no Oceano Índico, por exemplo, a Fundação AIS está a ajudar a construir uma casa paroquial em Betatao, que servirá de lar aos sacerdotes que trabalham nesta enorme paróquia e que precisam de viajar com frequência. Por sua vez, no Uruguai, na América do Sul, a generosidade dos benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre permitiu a aquisição de uma carrinha para apoio à paróquia de S. José em Lavelleja, situada no norte do país.

No leste da Sibéria, na Rússia, quase seis dezenas de religiosas que se encontram na diocese de São José sobrevivem essencialmente graças à Ajuda à Igreja que Sofre. Estas irmãs trabalham, numa diocese gigantesca, que ocupa uma área semelhante ao território do Canadá, com crianças de rua e órfãos, que se encontram especialmente nas zonas urbanas.

Ucrânia, Rússia, Líbano, Madagáscar ou Uruguai são países onde é possível encontrar a presença solidária da AIS.

Na Ucrânia, a Fundação AIS está a apoiar, neste ano dedicado ao Patrono da Igreja [assim declarado pelo Papa PioIX], a renovação do convento das religiosas da Ordem Católica Grega de São José, em Potelych. Elas são responsáveis por um orfanato num edifício degradado. E pediram ajuda à AIS. Na carta que escreveram apresentando o projecto, as irmãs referem a sua veneração especial a São José. Além de santo padroeiro da congregação, ele é também exemplo de vida e de humildade. Um exemplo inspirador para quem, como estas irmãs, se oferece aos outros “humildemente e sem esperar qualquer recompensa, mas com alegria em honra de Deus e pelo bem da Igreja”.

Em Beirute, a capital do Líbano, é possível encontrar outro projecto inspirado no pai adoptivo de Jesus e que tem também a chancela da Fundação AIS. A Igreja de São José, em Beirute, administrada pelos Jesuítas, sofreu grandes danos com a brutal explosão que ocorreu no porto da capital libanesa em Agosto do ano passado. Além das portas e janelas, o telhado desta casa de oração, que data do século XIX, precisa de profundas obras de reparação. Todos estes projectos são apenas possíveis de concretizar graças à generosidade dos benfeitores da Fundação AIS em Portugal e em todo o mundo.