PROJECTOS

PERU: Apoio a 26 irmãs religiosas na Arquidiocese de Huancayo, nos Andes

São 26 as religiosas de oito congregações diferentes que trabalham na Arquidiocese de Huancayo, no alto dos Andes peruanos. Aqui nesta vasta região de cerca de 15.100 km² não há mais de 743.000 habitantes, cerca de 71,5% dos quais são católicos. Consequentemente, cada padre da diocese tem de dar assistência a uma média de mais de 8000 fiéis, espalhados por uma vasta área.

As irmãs trabalham sobretudo entre os habitantes das regiões rurais, a maioria dos quais vive em extrema pobreza, mal conseguindo viver da criação de gado e da agricultura. As casas em que vivem são construídas ao estilo tradicional “quincha”, de barro e canas, e em muitos lugares não existem sequer as infra-estruturas mais básicas. Além disso, as irmãs têm de percorrer longas distâncias em estradas de terra batida e caminhos, simplesmente para chegar aos fiéis.

PERU: Apoio a 26 irmãs religiosas na Arquidiocese de Huancayo, nos Andes

No entanto, o Cardeal Pedro Ricardo Barreto Jimeno, Arcebispo de Huancayo, está muito satisfeito com o trabalho das irmãs e pediu-nos que as apoiássemos. Ele diz-nos: “Há falta de vocações. Temos cada vez menos vocações e, consequentemente, menos padres e religiosos. Huancayo é um vasto território e os padres que temos simplesmente não podem cobrir tudo. Esta situação significa que as pessoas nas comunidades mais remotas, onde os padres não se podem deslocar, se sentem insatisfeitas e abandonadas. Além disso, há seitas nestas áreas que conquistam cada vez mais adeptos e se aproveitam da pobreza do povo. As nossas irmãs concentram os seus cuidados e actividades nestes lugares, onde os padres não estão regularmente disponíveis. Passam dois ou três dias em cada comunidade, trazendo ao povo esperança e alegria, vivendo ao seu lado e partilhando a realidade das suas vidas, a fim de os encorajar e ensinar a Palavra de Deus através do seu exemplo de vida. O trabalho das irmãs é muito apreciado, mas elas não têm os recursos financeiros para cobrir as suas próprias despesas.”

Entre outras actividades, as irmãs preparam as crianças, os jovens e os adultos para os sacramentos, ensinam-lhes a fé, apoiam e acompanham as famílias, e cuidam dos doentes. Elas apoiam estas pessoas em todas as suas necessidades espirituais, psicológicas e materiais. Para que possam continuar este inestimável apostolado, propomo-nos ajudá-las com um apoio básico no valor total de 10.870 €. Vai ajudar-nos?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

No período em análise, a situação da liberdade religiosa manteve-se relativamente inalterada. Não existem provas que sugiram que as ameaças contra alguns clérigos tenham motivações religiosas. Num país que atravessa uma profunda crise política, as autoridades recorreram à Igreja Católica para mediar os conflitos. No entanto, este facto não impediu o debate sobre princípios e valores. Tendo em conta a situação actual, as perspectivas para a liberdade religiosa continuam a ser positivas.

PERU