PROJECTOS

PERU: Ajuda para a formação de 17 seminaristas

O vicariato apostólico de Yurimaguas cobre um vasto território de mais de 70.000 km². Entre os que aqui habitam encontram-se vários grupos tribais indígenas, a maioria deles vivendo em pobreza profunda. Geralmente, as suas pequenas povoações ribeirinhas consistem em cabanas simples, cobertas com folhas de palmeira e são acessíveis apenas por rio. As estradas são praticamente inexistentes e os únicos cuidados médicos e apoio educativo que recebem vêm inteiramente da Igreja. Mas há poucos padres para dar assistência a todas estas povoações amplamente dispersas.

O Bispo, D. Jesus Maria Aristin Seco, explica como muitos jovens destas comunidades enfrentam enormes problemas. “Muitos são oriundos de famílias destroçadas e não têm uma figura paterna ou materna genuína com quem possam contar. Muitas vezes vivem com os avós ou outros parentes. Como resultado deste sentimento de abandono, procuram frequentemente refúgio em gangues, um fenómeno que conduz à criminalidade juvenil, ao roubo, ao álcool e ao consumo de drogas, e à promiscuidade generalizada, o que, em muitos casos, os leva a contrair SIDA.”

PERU: Ajuda para a formação de 17 seminaristas

Para quem tem acesso à escolaridade, a qualidade da sua educação muitas vezes deixa muito a desejar. Além disso, muitos jovens têm de trabalhar desde tenra idade, dada a extrema pobreza das suas famílias.

Mas apesar de à partida haver estas difíceis condições, o apostolado de vocações, que foi introduzido no vicariato há alguns anos, está a dar frutos reais, e todos os anos surgem novas vocações. A formação do seminário em si é precedida por uma fase preparatória de dois anos, conhecida como o propedêutico, que, entre outras coisas, permite a estes jovens preencher as lacunas da sua educação escolar geral antes de poderem começar a dedicar-se ao estudo da filosofia e da teologia propriamente dita.

Neste momento, há 17 jovens do vicariato em formação para o sacerdócio. Dez deles ainda estão na fase preparatória propedêutica em Yurimaguas, enquanto os restantes sete já se mudaram para o seminário principal na Diocese de Callao e lá estudam. Os seus formadores precisam de lhes dedicar muito tempo, cuidado e atenção, e é vital criar um clima de confiança mútua e amor fraterno, para que estes jovens candidatos possam crescer nas virtudes e desenvolverem-se humana, espiritual e intelectualmente em indivíduos maduros, uma vez que muitos deles não têm um passado familiar estável e muitas vezes cresceram em circunstâncias difíceis.

Para o bispo, a questão da formação sacerdotal é uma das tarefas mais importantes da sua diocese. O seu objectivo é “formar verdadeiros pastores, que são verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, seguindo o exemplo da Virgem Maria”. O objectivo é que “se comprometam com a nova evangelização para que, transformados pelo Evangelho, a celebração do mistério pascal e moldados pela sua vida no seminário, possam ajudar a construir o Reino de Deus no mundo de hoje”. Pois, como sublinha D. Jesus Seco, quem quiser ser padre deve, acima de tudo, ser um “homem de Deus”, para usar as palavras de São Paulo.

Sentimo-nos muito felizes por poder apoiar estes 17 jovens no seu caminho para o sacerdócio e prometemos 7700 € para os ajudar na sua formação.

PERU: Ajuda para a formação de 17 seminaristas

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.