PAQUISTÃO: Mulheres cristãs testemunham à Fundação AIS situações de discriminação social, exclusão e pobreza

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 22 Julho, 2021
Os cristãos são uma das minorias religiosas mais perseguidas no Paquistão. Frequentemente confundidos com os mais pobres da sociedade, os cristãos, que representam apenas cerca de 1,9% de toda a população, têm sido vítimas de uma sociedade que olha para eles com intolerância, relegando-os para os trabalhos mais indignos, duros e mal pagos.

Esta discriminação acentua-se ainda mais face às mulheres e jovens cristãs. Os raptos de raparigas e os casamentos forçados a que ficam sujeitas são um exemplo dessa realidade que coloca o Paquistão como um país onde as minorias religiosas são mais perseguidas.

A vulnerabilidade em que se encontram as mulheres cristãs paquistanesas é inquietante. Para as auxiliar, a Fundação AIS está a promover um programa que visa a capacitação das que se encontram em situação particularmente difícil. Na sua maioria, são estudantes ou trabalhadoras domésticas que vivem nas zonas suburbanas das grandes cidades paquistanesas.

A Fundação AIS tem recolhido testemunhos de algumas destas mulheres que, por razões de segurança, não se revela a identidade. É o caso de Ashia [nome fictício]. O pai é varredor de rua e ganha apenas 10 mil rupias por mês, cerca de 53 euros.
Os cristãos são uma das minorias religiosas mais perseguidas no Paquistão.

Apesar de todas as dificuldades económicas, Ashia conseguiu completar os seus estudos e ingressou na universidade. Aí sentiu de forma mais acentuada o que significa pertencer à comunidade cristã no Paquistão. “Quando fui para a universidade sofri muitos actos de discriminação por parte dos meus professores e colegas, a tal ponto que não conseguia concentrar-me nos meus estudos”, conta esta jovem de 17 anos à Fundação AIS.

Foi ao partilhar as suas dificuldades com uma amiga que Ashia soube do programa da Fundação AIS. “Deram-me uma nova esperança. Prometi a mim mesma que não lhes daria outra oportunidade para destruírem o meu futuro. Vou estudar muito e mostrar às pessoas que Nosso Senhor está sempre connosco, e que nos dá força, e guia e protege.”

DIFICULDADES FINANCEIRAS

Não é fácil superar as dificuldades financeiras que a maior parte das famílias cristãs têm de enfrentar. Shazia [outro nome fictício], tem 19 anos e muitos sonhos. Mas a realidade é dura.

O pai, condutor de riquixó, era o único sustento da casa. A jovem estava já no segundo ano da faculdade, num curso de engenharia informática, mas foi forçada a trabalhar, interrompendo precocemente os estudos para ajudar economicamente a família por causa da crise económica que se agravou com a pandemia do coronavírus.

“Comecei a trabalhar numa fábrica. Ganhava entre 8 a 10 mil rupias [cerca de 43 a 53 euros] por mês. Pensei que este era o meu destino e este ia ser o meu futuro”, diz. Estava já de certa forma resignada face a isso quando tomou conhecimento do projecto da Fundação AIS.

“Nasceu uma nova esperança na minha vida. A conversa motivacional inspirou-me e percebi que a educação é a única ferramenta e a chave para o sucesso. Tudo é possível se nos comprometermos de todo o coração e enfrentarmos com coragem as dificuldades da vida”, diz agora Shazia.

Outra história, outro caso é de Nasreen. Também este não é o nome verdadeiro desta jovem de apenas 15 anos de idade. Frequentava o nono ano de escolaridade quando a pandemia do coronavírus lhe destruiu os sonhos.

O pai, humilde operário, viu-se confrontado com a falta de trabalho o e os problemas financeiros da família tornaram-se inevitáveis, a ponto de não ser possível o pagamento das propinas escolares ou o custo da ‘internet’ para as aulas à distância.

“Fiquei muito magoada. Não foi a primeira vez… os meus colegas sujeitavam-me a discriminação constante e tinham preconceitos para comigo e com a minha família por causa da nossa religião. Eu estava completamente perdida e desesperada com o que me estava a acontecer”, explica Nasreen.

A participação desta jovem no projecto da Fundação AIS veio acalentar alguma esperança para o futuro. “Para já, a luz da fé e da esperança está a iluminar o meu caminho e não vou deixar que seja apagada por qualquer tipo de discriminação no futuro”, diz Nasreen.

AMEAÇA DE GRUPOS EXTREMISTAS

O apoio moral e o encorajamento que os cursos promovidos com o apoio da Fundação AIS estão a porporcionar são muito relevantes para ajudar estas jovens mulheres cristãs a enfrentar o futuro num país onde a religião pode ser um profundo factor de discriminação.

O mais recente relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, produzido pela Fundação AIS e divulgado em Abril, sinaliza esta realidade. “Discriminação, blasfémia, rapto de mulheres e raparigas, e conversões forçadas continuam a assombrar a vida quotidiana das minorias religiosas”, pode ler-se no documento.

“O uso persistente de manuais escolares e currículos com conteúdo sectário contra xiitas e membros de minorias deixa pouca esperança para o futuro”, vem ainda publicado no Relatório da AIS, onde se explica que o Paquistão é um país cada vez mais infestado por grupos radicais islâmicos que têm como alvo os cristãos e outras minorias religiosas.

“O Tehrik-e-Taliban Pakistan e os seus grupos associados constituem a maior ameaça à segurança interna do país, enquanto a província estatal islâmica de Khorasan é particularmente hábil a explorar as frágeis fracturas sectárias do Paquistão. Em Maio de 2019, o autoproclamado Estado Islâmico anunciou a criação de uma ‘Wilayat Pakistan’ (Província do Paquistão), após ter reivindicado múltiplos ataques na província do Balochistão”, refere o Relatório da Ajuda à Igreja que Sofre.

Paulo Aido com Maria Lozano | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt