PAQUISTÃO: Dirigente cristão diz que será “alarmante” o fim da proibição da conversão religiosa antes dos 18 anos

NOTÍCIAS

Segunda-feira · 19 Julho, 2021
“É muito alarmante”, diz o antigo deputado cristão Amir Sohatra, em declaração enviada para a Fundação AIS em Lisboa, que o Ministro dos Assuntos Religiosos do Paquistão, Noor-ul-Haq Qadri, tenha afirmado que não deve haver limite de idade para as conversões religiosas.

Qadri defendeu, na passada quarta-feira, dia 14 de Julho, que a “conversão antes dos 18 anos é uma questão de escolha e nenhuma restrição deve ser imposta”, pois trata-se de um assunto pessoal, embora tenha afirmado que as “conversões à força” teriam de ser investigadas.

Para Joel Amir Sohatra a questão é preocupante pois no Paquistão “as minorias religiosas são forçadas a converter-se e a abraçar o Islão, quer queiram ou não…”

história de Maira Shahbaz, raptada em Abril do ano passado quando estava perto de sua casa, em Madina Town, nos arredores de Faisalabad, no Punjab, ajuda a ilustrar as dúvidas deste antigo deputado cristão.

Este poderia ter sido apenas mais um caso de uma jovem cristã menor de idade raptada no Paquistão, mas teve, porém, um volte-face dramático a 18 de Agosto quando Maira conseguiu fugir das garras do seu raptor e apresentou queixa contra ele numa esquadra da polícia.
Nessa declaração perante os agentes da autoridade, a jovem cristã afirmou ter sido raptada à força com uma arma apontada contra si.
“É muito alarmante”

Posteriormente, disse ainda Maira à Polícia, foi drogada e forçada a casar e a converter-se ao Islão. Nesse testemunho, a jovem cristã afirmou também ter sido violentada, chantageada e obrigada a prostituir-se.

Face à situação de perigo extremo em que se encontra no Paquistão, a Fundação AIS apresentou em Fevereiro de 2021 ao governo britânico um pedido para a concessão de asilo. A petição foi entregue a Fiona Bruce, enviada especial do Primeiro-Ministro para a Liberdade de Religião ou Crença pelo secretariado da Ajuda à Igreja que Sofre no Reino Unido.

O pedido de asilo refere-se não só à jovem, actualmente com 15 anos, mas também à sua família mais próxima, pois são muito sérias as ameaças que recaem sobre todos. Ao receber a petição, Fiona Bruce reconheceu que “a situação de Maira e da sua família é trágica”, mas não foram abandonados.

Fiona, que pediu uma avaliação “urgente” à responsável pela pasta do Ministério do Interior à concessão de asilo, destacou o facto de a petição ter recolhido já “milhares de assinaturas”.

De facto, só em Fevereiro mais de 12 mil pessoas já tinham assinado o pedido de asilo organizado pelo secretariado britânico do Reino Unido no âmbito da campanha #RedWednesday, de alerta para as situações de perseguição religiosa no mundo.

No entanto, apesar de toda a urgência que o caso exige, a verdade é que ainda não foi concedida essa declaração de asilo. No passado dia 7 de Julho, Priti Patel, Secretária de Estado para os Assuntos Internos, declarou na Câmara dos Comuns que iria encontrar-se com Sir Edward Leigh, deputado do partido conservador e representantes da Fundação AIS para discutir a concessão de asilo a Maira Shahbaz, embora ainda não tenha sido agendada até ao momento qualquer reunião.