PORTUGAL: “O mundo precisa de bondade”, diz Bispo do Porto face ao Relatório da Fundação AIS sobre perseguição religiosa

D. Manuel Linda alertou ontem para o facto de a humanidade estar a regredir no que diz respeito à liberdade religiosa no mundo. O Bispo do Porto participou, com dezenas de pessoas, na Red Week, um evento promovido pela Fundação AIS de alerta precisamente para a questão da perseguição motivada pelas questões de fé, e disse que “é blasfemo matar, fazer sofrer em nome de Deus”.

A Paróquia das Antas, no Porto, acolheu ontem à noite mais uma edição da Red Week, a Semana Vermelha, evento que está a ser promovido a nível internacional pela Fundação AIS e que tem como objectivo principal combater a indiferença face à situação de perseguição religiosa no mundo.

D. Manuel Linda participou no evento, em que foi apresentado o mais recente Relatório da AIS sobre esta temática, e no final referiu que “o nosso mundo precisa de bondade”, sendo intolerável, “blasfemo mesmo, que se mate, que se faça sofrer em nome de Deus”.

O Bispo do Porto comentava assim os dados do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, apresentado por Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado nacional da Fundação AIS, em que se evidencia o facto de a comunidade cristã continuar a ser a mais perseguida em todo o mundo.

O nosso mundo precisa de desenvolvimento. Mas o que nos faz falta não é a tecnologia, mas sim a bondade. E aqui entra a liberdade religiosa, que é o centro de tudo.”

“OBRIGADO, AIS…”

Na sua breve intervenção, o prelado fez questão de sublinhar a importância da missão da Fundação AIS não só pelo trabalho que desenvolve ao nível da informação, nomeadamente na produção deste e de outros relatórios sobre perseguição religiosa, mas também no apoio que é dado às comunidades cristãs vítimas de intolerância.

“Quero agradecer à Fundação AIS. Os meios de comunicação social ignoram isto. Sem sabermos isto, não nos sentimos chocados. Quero agradecer a esta prestimosa organização o seu trabalho, cada vez mais reconhecido e credibilizado. Os dados da AIS são tidos em conta em todo o mundo”, disse D. Manuel Linda, destacando também o facto de esta ter sido já a segunda vez que, como Bispo do Porto, participava numa sessão de promoção do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, da Ajuda à Igreja que Sofre.

EVENTO INTERNACIONAL

A Red Week é uma iniciativa global da Fundação AIS, e está a decorrer ao longo destes dias em diversos países do mundo. No Reino Unido, por exemplo, hoje, quarta-feira, 22 de Novembro, vai ser homenageada uma cristã, sobrevivente de um brutal ataque jihadista a uma igreja no Domingo de Pentecostes do ano passado, que causou 41 mortos e dezenas de feridos.

Margareth Attah perdeu ambas as pernas e a visão no olho esquerdo com a explosão de uma bomba colocada na Igreja de São Francisco de Xavier, em Owo, no estado de Ondo, pelo grupo terrorista Boko Haram. Agora, vai ser homenageada pelo secretariado local da Fundação AIS com a primeira edição do prémio “Coragem de ser cristão”, que lhe vai ser entregue na Catedral de São Jorge em Southwark.

O Arcebispo D. Miguel Maury Buendia, Núncio Apostólico na Grã-Bretanha, entregará o prémio a Margareth Attah, que é também uma homenagem da Ajuda à Igreja que Sofre a todas as vítimas deste ataque que comoveu toda a sofrida comunidade cristã nigeriana. Ainda em Junho deste ano, o Padre Emmanuel Faweh, reitor do Instituto St. Albert, na Diocese de Kafanchan, apelou a que os 41 cristãos que perderam a vida durante o ataque à igreja em Owo fossem reconhecidos como mártires, defendendo que o respectivo processo seja posto em marcha.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt