NIGÉRIA: As quatro irmãs raptadas no sudeste do país foram libertadas

As quatro religiosas raptadas no Estado de Imo, no sudeste da Nigéria, no passado Domingo, dia 21 de Agosto, já foram libertadas, informou o director do secretariado italiano da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS), Alessandro Monteduro.

As religiosas da Congregação das Irmãs de Jesus Salvador tinham sido raptadas por homens armados perto do eixo Okigwe-Umulolo, na estrada Okigwe-Enugu, quando regressavam à comunidade depois de participarem na Eucaristia.

Em comunicado, a secretária geral da congregação, a Irmã Zita Ihedoro, informou que as Irmãs Johannes Nwodo, Christabel Echemazu, Liberata Mbamalu e Benita Agu foram libertadas “sem condições” impostas pelos raptores.

Geralmente, muitos dos reféns são libertados após o pagamento de um resgate e alguns chegam mesmo a ser assassinados. “Com os corações cheios de alegria”, escreve a Irmã Ihedoro, agradecendo “pelas orações e pelo apoio moral nestes momentos difíceis”.

O rapto não foi reivindicado por nenhum grupo e este foi o mais recente acto de violência numa região da Nigéria onde as tensões separatistas estão a aumentar e onde os membros das comunidades cristãs são cada vez mais os alvos dos raptos.

Fundação AIS com ANSA

A liberdade religiosa na Nigéria está gravemente ameaçada. As vítimas são predominantemente cristãs, mas também muçulmanas e de religiões tradicionais, líderes religiosos e fiéis que sofrem às mãos dos terroristas, grupos armados jihadistas e criminosos nacionais e transnacionais.

NIGÉRIA