Comunicado de Regina Lynch, presidente executiva da Fundação AIS Internacional sobre o assassinato de um sacerdote católico neste país asiático.
“Foi com profunda tristeza que recebemos a trágica notícia do brutal assassinato do Padre Donald Martin Ye Naing Win, um sacerdote de 44 anos da Arquidiocese Católica de Mandalay, no centro de Mianmar. O seu corpo sem vida, mutilado e com numerosas feridas de faca, foi encontrado por membros da sua comunidade no terreno da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, onde dava assistência.
O terrível acto de violência cometido na noite de sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025, causou profunda tristeza e choque na comunidade católica em Mianmar e em todo o mundo.
A Ajuda à Igreja que Sofre Internacional solidariza-se com o Cardeal Charles Bo, com o Arcebispo Marco Tin Win e com todos os sacerdotes, religiosos e fiéis da Arquidiocese de Mandalay, bem como com a família e os entes queridos do Padre Donald, que choram a sua perda prematura.
A região de Sagaing é uma das zonas onde os combates são mais intensos. Os motivos subjacentes a este crime e a identidade dos seus autores ainda não foram identificados. Uma investigação exaustiva deste crime contribuiria para evitar mais tensões.
A morte do sacerdote reflecte o desafio e o imenso risco que a Igreja enfrenta num contexto de violência generalizada, à medida que prosseguem os confrontos entre o exército de Mianmar e as milícias da oposição.
Perante esta violência, que afecta toda a população, sacerdotes como o Padre Donald Martin dedicam-se a ajudar as suas comunidades, proporcionando conforto espiritual e apoio às pessoas que sofrem na região. A sua morte põe em evidência a difícil situação enfrentada pela comunidade católica em Mianmar e a coragem daqueles que continuam a servir o povo, apesar dos perigos.
Para além da nossa tristeza, estamos também profundamente consternados com o recente bombardeamento, a 6 de Fevereiro, da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Mindat, no estado de Chin, que foi recentemente designada como catedral pelo Papa Francisco. Estamos gratos pelo facto de não se terem perdido vidas neste ataque, mas devemos recordar que a destruição de um local de culto, seja qual for a sua religião, é um ataque não só contra a comunidade religiosa, mas também contra o direito fundamental de todas as pessoas a terem um local para expressar a sua fé.
Apelamos a todas as pessoas de boa vontade para que se unam em oração e acção para pôr fim ao sofrimento que aflige tantas vidas inocentes em Mianmar.
Que a alma do Padre Donald Martin Ye Naing Win, pela misericórdia de Deus, descanse em paz.”
Regina Lynch | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt