MÉXICO: Bispo de Cuernavaca fala em tristeza perante o assassinato de mais um sacerdote no país

NOTÍCIAS

Segunda-feira · 6 Setembro, 2021
Foi morto dentro da própria igreja. O padre José Guadalupe Popoca, 44 anos, foi assassinado com vários tiros na cabeça durante a tarde de terça-feira, 31 de Agosto, no interior da igreja paroquial de São Nicolau de Bari, em Galeana, estado de Morelos, no México.

O Bispo de Cuernavaca, D. Ramón Castro, fala em “tristeza” e diz, numa mensagem vídeo, que o crime sobressaltou a comunidade cristã local. “Estamos verdadeiramente surpresos”, afirmou, acrescentando confiar “nas autoridades que estão a fazer as investigações necessárias” para o apuramento das causas que terão levado ao assassinato, pedindo a Deus para que o Padre José Guadalupe “goze de sua paz e de sua glória”.

Este crime é um sinal de como o México se transformou num dos países mais violentos do mundo. Segundo dados publicados pelo Sistema Nacional de Segurança Pública, só entre Janeiro e Julho do corrente ano e apenas no estado de Morelos, ocorreram 769 homicídios e 10 sequestros.
Foi morto dentro da própria igreja.
Para D. Ramón Castro é importante denunciar esta crescente violência tendo afirmado ainda que “a comunidade precisa saber discernir o que Deus quer dizer através desse tipo de acontecimento que a todos estremece, nos faz pensar e reflectir”.

O crime de que foi vítima o padre Guadalupe faz recordar que a Igreja não tem escapado a esta onda de violência que tem sistematicamente colocado o México como o país da América Latina mais perigoso para os sacerdotes.

É difícil manter actualizada a estatística da violência no México contra a Igreja. Entre 1990 e o ano de 2017 foram assassinados 47 sacerdotes, um diácono, quatro religiosos, nove leigos ao serviço da Igreja e um jornalista católico. Durante esses 27 anos, foi também assassinado um cardeal.

Segundo o Centro Católico Multimedial, o assassinato do padre Guadalupe Popoca elevou já para quatro o número de sacerdotes que perderam a vida violentamente no México desde Dezembro de 2018, data da tomada de posse do actual presidente Andrés Manuel López Obrador.

Para esta história de violência, o dia 24 de Março de 1993 ocupa um lugar especial. Nesse dia ocorreu o assassinato do Cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo quando se encontrava no aeroporto de Guadalajara. Foi morto a tiro. Dispararam 14 vezes contra o seu corpo. A polícia veio mais tarde dizer que o arcebispo, uma das figuras mais populares da Igreja Católica de então, havia sido confundido com um traficante de drogas e foi apanhado num tiroteio entre cartéis rivais.